domingo, julho 17, 2016

A explosão na fábrica química de As-Safira na Síria

Na cidade síria de As-Safira (ao sudeste do Aleppo), o Daesh conseguiu explodir a fábrica química governamental de produção de “bombas de barril” (barrel bomb), que também obrigava o considerável stock de explosivos. Existe a informação da morte de mais de 100 militares sírios e de destruição de 5 helicópteros da força aérea síria.

A fábrica de As-Safira produzia os diversos produtos químicos, incluindo os adubos para agricultura, principalmente para a província Raqqa. Os militantes anti-Damasco já tinham tomado a conta da fábrica em 2012-13. Alegadamente, eles retiraram de lá o cloro, usado, depois na fabricação de armas químicas de fabrico caseiro. Depois a fábrica foi recuperada pelas forças governamentais que a utilizava para a fabricação das suas próprias “bombas de barril”.
Faça click para ver o vídeo
As testemunhas contam que o choque da explosão foi sentido como um terremoto, mesmo na cidade de Azaz, à 55 km da As-Safira. Um dos helicópteros foi destruído no ar, outros quatro na terra, escreve o blogueiro russo, pró-Damasco, El-Murid. O vídeo acima foi filmado na localidade de Saraqib à 75 km do centro de explosão.

Sem comentários: