quarta-feira, julho 06, 2016

2º aniversário da libertação de Slovyansk e Kramatorsk

No dia 5 de julho Ucrânia celebrou a libertação das cidades de Slovyansk e Kramatorsk dos terroristas e mercenários russos, comandados pelo cidadão russo Igor “Strelkov” Girkin. A cidade de Slovyansk foi visitada pelo presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko.
Para assinalar a data em Slovyansk foi organizada uma mini-parada militar e a mostra dos equipamentos militares aos moradores da cidade. A cidade foi sobrevoada pelo helicópteros Mi-24 e Mi-8, e pelos quatro Su-25 modernizados e colocados no ativo.
Na zona de 5º posto de controlo, onde dois anos atrás decorreu o combate entre os terroristas e as forças ucranianas (a 25ª Brigada dos páraquedistas, forças especiais e a guarda nacional), foi inaugurada a placa memorial em memória daqueles que cairam na defesa da Ucrânia.    
Na cidade de Kramatorsk foi organizada a manifestação com a presença da Orquestra das Forças Armadas da Ucrânia, nas festividades participou Jamala, a vencedora do festival Eurovisão 2016.
Como explicou na sua intervenção Petró Poroshenko, nestes dois anos na cidade de Slovyansk foram recuparados 420 moradias e/ou objetos sociais, outros 190 foram renovados em Kramatorsk. Falando sobre o futuro, presidente ucraniano disse: nas áreas [temporariamente] ocupadas devem saber: basta voltam para casa, sob a soberania da Ucrânia, o Estado ucraniano irá restaurar o financiamento total destas cidades, distritos e aldeias, reconstruir tudo aquilo que foi destruído pela agressão russa. Por isso, nós realmente precisamos de paz [...] iremos certamente estabelecer a paz e recuperar todos os territórios ocupados na Ucrânia!

Ucranianos libertos do cativeiro terrorista
O coronel ucraniano Ivan Bezyazykov
No dia 4 de julho, após 23 meses (!) do cativeiro terrorista, foi libertado o coronel ucraniano Ivan Bezyazykov, capturado de forma indigna pelos mercenários russos em agosto de 2014, informou nesta terça o porta-voz da presidência ucraniana, Svyatoslav Tsegolko.

Com a esposa Margarida
O coronel ucraniano foi libertado em troca pelos terroristas, a operação foi autorizada pelo presidente ucraniano. Como explica a 1ª vice-chefe do parlamento da Ucrânia,  Iryna Gerashchenko o país procurava pelo seu militar durante muito tempo, mas os terroristas negavam o facto da sua permanência nos territórios ocupados, mantinham Ivan Bezyazykov numa localização à parte das suas facilidades prisionais habituais.
Ivan Bezyazykov é um militar de carreira das FAU, chefe da inteligência militar do 8º Corpo do Exército (dissolvido em março de 2015). Ele foi capturado pelos terroristas em 16 de agosto de 2014. Após o combate nos arredores de vila Stepanivka, Ivan Bezyazykov na companhia dos outros militares se dirigiu, sob a bandeira branca, às conversações com a contraparte russa, para poder retirar os mortos e os feridos. Mas em violação de todas as regras da guerra, foi raptado pelos mercenários chechenos que o levaram à cidade de Donetsk.  

Iryna Gerashenko também contou que Ucrânia se propõe trocar 50 terroristas presos nas cadeias ucranianos pelos 25 militares feridos e doentes que se encontram em poder dos terroristas da dita “dnr”. É de recordar que em mais de 2,5 anos de conflito a secreta ucraniana SBU já libertou cerca de 3.000 cidadãos ucranianos do cativeiro terrorista. No entanto, em 5 de julho de 2016, pelas contas do assessor do chefe do SBU, Yuriy Tandit, no cativeiro terrorista permanecem 113 ucranianos.
Oficial Mykhaylo Kuchevskiy (no meio da foto)
Nas vésperas, no dia 2 de julho, em resultado da troca dos prisioneiros, Ucrânia consegui libertar o oficial de uma unidade de engenharia militar, Mykhaylo Kuchevskiy, informou o vice-ministro da defesa da Ucrânia, Vasyl Budik. A troca também decorreu em regime de total secretismo, para, nas suas palavras “não quebrar o progresso incipiente frágil nos trabalhos de troca” [de prisioneiros]

Sem comentários: