terça-feira, junho 28, 2016

The Breaking Point: a guerra pela democracia na Ucrânia

O filme documental “Breaking point: The War for Democracy in Ukraine” é um trabalho impressionante do realizador americano, detentor dos três prémios Óscar do cinema documental, Mark Jonathan Harris, em colaboração com o diretor do cinema, músico e produtor ucraniano Oles Sanin, realizador de O Guia: as flores têm olhos.
Faça click na imagem para ver o trecho do filme
O filme retrata de forma profunda a luta da nação ucraniana pela sua Independência, pela sua terra e pelo seu futuro. A nação, o povo e o país que merecem um futuro muito melhor.

Poucos dias depois da Revolução de Dignidade (o movimento Maydan) derrubar o presidente Viktor Yanukovich, a Ucrânia foi invadida pela Rússia. Ucranianos de todas as origens uniram-se na defesa do seu país, no processo de criação de um novo sentimento de nacionalidade e da identidade nacional ucraniana. “Breaking Point” descreve esses eventos turbulentos, às vezes heróicos, às vezes trágicos, através dos olhos de pessoas que as viveram – um médico, um soldado, o diretor de teatro infantil, um rabino, um repórter investigativo.

Acho que este filme irá cativar os telespectadores em todo o mundo. Porque a película retrata a verdade, e a verdade é um bem maior, escreve no seu Facebook, o ex-primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk.

O título do filme, “o ponto de rutura” provêm de uma frase dita por um dos seus heróis: “em algum momento as pessoas perderam o senso de humor e praticamente no dia seguinte eles perderam o medo de morrer...

Sem comentários: