sexta-feira, maio 27, 2016

Made in Ucrânia: drone “A1-C Furia” (r) v.2

A produtora ucranianaAthlon Aviaapresenta a 2ª modificação do seu drone “A1-C Furia (r) v.2”. Fazem parte do complexo três drones, com a capacidade diurna e noturna (termovisão), estação terrestre de controlo e gestão de dados, antenas e equipamentos adicionais. O próprio aparelho do drone também recebeu vários melhoramentos técnicos e aerodinámicos.
Na sua nova versão “A1-C Furia” possui a nova e melhorada fuselagem de kevlar; o novo layout dos elementos internos; a nova geometria do estabilizador vertical de maior espaço; a nova unidade de potência de fácil substituição e proteção contra as vibrações; o novo sistema nominal de aterragem de pára-quedas; a carga útil de facil colocação; as novas antenas, à bordo e terrestre; o software adicional, etc. (fonte e fotos).
Os dados técnicos:
O tempo de preparação para a decolagem: 10 min.
O tempo de arrumação do complexo: 5 min
O raio de acção: 25-50 km; o tempo de vôo: 2h; a velocidade de vôo 65-100 km/h; a altitude máxima: 2500 m
O drone possui a câmera opticamente estabilizada ou termovisor estabilizado. Graças ao seu motor elétrico e tamanho pequeno, “A1-C Furia” mantem a baixa imperceptibilidade.
Os drones “A1-C Furia” são usados pela unidade especial voluntária Furia.ua, formada em março de 2014, no início da guerra russo-ucraniana. Desde agosto de 2014 a unidade é apoiada financeiramente e logisticamente pela comunidade voluntária ucraniana “Retaguarda Popular” (NT.org.ua).
Ver como drone “A1-C Furia” (inserido no batalhão Dnipro-1) deteta os equipamentos pesados militares dos terroristas, escondidos nas proximidades das escolas e jardins de infância:
https://youtu.be/7dM1F2n9JbU

Outros drones ucranianos:

Patriot RVO10 (fabricante: EyeTech de Kyiv): a sua especialidade é a possibilidade do controlo do drone com uso de oculos de realidade virtual.
Observer-S (Def C): 2 drones geridos com um só comando; além disso, Observer-S pode servir como retransmissora dos rádios militares de comunicação.
Sparrow e Columba (SpaiTech de Odessa): o drone leve “Sparrow” foi desenhado para o reconhecimento rápido no campo de batalha, quando é necessário o mais rapidamente possível estabelecer o posicionamento do inimigo e avaliar as suas forças. “Columba” é o drone mais pesado com autonomia de vôo de até 200 km e uma altitude máxima de vôo de 4.000 m. O seu sistema eletrônico é capaz encontrar e rastrear os alvos em regime autimático. Ambos os aparelhos passaram nos testes do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.
Além disso, decorrem os testes do drone “Ciber-3 Eye” que consegue permanecer no ar até 10 horas e tem um raio de ação de até 250 km. Estão decorrer os trabalhos de criação dos primeiros drones ucranianos de ataque “Koça” (Gadanha). Os voluntários, em cooperação com a empresa UkrSpecSystems já criaram o drone espião PD-1 com autonomia de vôo superior às 5h.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Ucrânia!!!