segunda-feira, abril 18, 2016

Ucrânia condena membros do GRU russo capturados no país

O tribunal ucraniano condenou dois elementos do GRU russo, capturados em combate com as armas nas mãos na Ucrânia em maio de 2015 aos 14 anos de prisão efetiva cada, acusados de diversos crimes, incluindo o do terrorismo (ler mais aqui, aqui, aqui). 
  https://www.youtube.com/watch?v=L3khPZucwTQ
A dupla, foi capturada em combate aos 16 de maio de 2015, ambos são militares do exército regular da federação russa: o batedor sénior, o sargento contratado Aleksandr A. Aleksandrov (7.01.1987, nom de guerre “Alex”) e líder do grupo, o capitão Evgeniy V. Yerofeev. Na altura da sua captura, os dois estavam armados com as pistolas automáticas, usadas, quase exclusivamente, pelas forças especiais russas: VSS Vintorez e AS Val (na foto em baixo, em cima e em baixo, respetivamente), ambas com o silenciador integrado.
Inicialmente, ambos confessaram pertencerem ao exército regular da federação russa, mais tarde, mudaram os seus depoimentos, alegando saírem do exército russo nas vésperas (prática habitual nas unidades especiais russas) e que alegadamente eram “voluntários” ao serviço das organizações terroristas à operar no leste da Ucrânia. Embora sabe-se que Aleksandrov chorou quando o jornalista russo Pavel Kanygin lhe mostrou a gravação de uma declaração da sua esposa que confirmava a versão oficial, dizendo que o marido tinha deixado as forças armadas russas (fonte).
O tribunal ucraniano deu como comprovadas as acusações contra Yerofeyev e Aleksandrov, em participar numa guerra agressiva contra Ucrânia sob conspiração prévia, auxílio à uma organização terrorista sob conspiração prévia, cometimento dos atos terroristas sob conspiração prévia, uso de armas no intuito de provocar o conflito armado, sob conspiração prévia. O tribunal também não viu os atenuantes do caso, pois ambos não se mostraram arrependidos, nem aceitaram a sua culpa, embora no início Aleksandrov mostrou a abertura em confessar o seu envolvimento nos crimes, recebendo em troca a redução significativa da sua pena.  

Acusação ucraniana pediu para Yerofeyev e Aleksandrov 15 anos de prisão, insistindo que ambos os terroristas russos devem cumprir a sua pena na íntegra na Ucrânia.
RIP Vadym Pugachov
Durante o combate e a sua captura, os dois terroristas mataram um militar ucraniano, Vadym Puhachov (na foto em cima) e feriram um operativo do SBU. A triste ironia suprema, neste caso reside no facto do que o militar caído, ele próprio, é de origem étnica russa, que supostamente deveria ser “libertado” pelos terroristas russos, infiltrados pela Rússia (fonte).

A possível troca de prisioneiros
O presidente ucraniano, Petró Poroshenko informou o publico da sua proposta à contraparte russa em trocar os dos membros das forças especiais russas pela militar e deputada Nadiya Savchenko, condenada à 22 anos na Rússia pelo alegado auxílio na morte dos dois jornalistas russos, que penetraram na Ucrânia ilegalmente e misturados com um bando terrorista morreram atingidos pelo fogo anónimo de morteiros.
De momento, Nadiya Savchenko, está em greve de fome, embora aceitava receber o soro, principalmente até o dia da condenação dos terroristas russos, ora confirmada oficialmente. O advogado da militar ucraniana, Ilya Novikov, informou a imprensa que irá se reunir com os advogados dos militares russos para discutir a possibilidade desta troca (fonte). Também na última hora surgiu a informação do que a situação da Nadiya Savchenko e os militares russos foi discutida pelos presidentes da Ucrânia e da Rússia. O presidente Petró Poroshenko informou que exortou Putin libertar imediatamente Nadiya Savchenko e pediu que ela seja vista pelos médicos ucranianos e alemães. Na conversa foi acordado o acesso imediato à cidadã ucraniana pelo cônsul da Ucrânia em Rostov-no-Don, algo que a contraparte russa tinha negado nas últimas semanas.

Blogueiro: nos dois casos que não são semelhantes em nada, é inegável apenas uma única coisa, a facilidade com que os militares russos entregam todos os seus dados pessoais, uma vez interrogados, confirmando e confessando todos os crimes e a coragem de aço, mostrando nas mesmas interrogações, conduzidas primeiro pelos separatistas e depois pelo FSB, pela ucraniana Nadiya Savchenko.

Bónus
O fuhrer da organização terrorista “dnr”, Aleksandr Zakharchenko, está plantando uma árvore, na companhia dos diversos guarda-costas e jovens continuadores, vestidos à soviética. Como disse nas redes sociais o embaixador da Ucrânia na Finlândia, Andriy Oliferov: «Nos territórios ocupados de Donbas tudo foi virado de cabeça para baixo, mesmo a plantação das árvores» (fonte).

3 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Sobre o nadador YY: não se sabe se FB é mesmo dele ou se apenas usam a foto dele, não será primeira vez que acontece isso, se for idiota mesmo, serão tomadas as medidas.

Anónimo disse...

mas há um perfil tb no vk.com:

https://vk.com/id6408238

veja as fotos:

https://pp.vk.me/c4102/u6408238/23231913/x_8f188594.jpg

https://pp.vk.me/c4102/u6408238/23231913/x_af788a9c.jpg

o perfil no vk.com parece autentico. Conversei com amigos dele no vk.com que confirmaram a veracidade da pagina.

Anónimo disse...

https://www.instagram.com/b_real_85/

Esse eh o instagram do traidor!