sábado, abril 30, 2016

Made in Ucrânia: módulo de combate “Shablya”

Recentemente, os voluntários ucranianos do Peoples Project entregaram aos militares das FAU que defendem Ucrânia no zona industrial de Avdiivka, o seu módulo experimental de combate “Shablya” (Sabre) que permite dirigir as operações remotamente, poupando as vidas e saúde dos militares ucranianos.
Como explicou o coordenador do projeto, Maxim Ryabokon, o módulo de combate Shablya é uma plataforma móvel com raio de 360º que permite a colocação nela de armas ligeiras anti-infantaria ou antitanque, por exemplo a metralhadora Kalashnikov, morteiro AGS, outros tipos de armamento semelhante. Além disso, a plataforma possuí uma câmara de vídeo que permite ao operador de estar à uma distância de até 500 metros do módulo. O módulo prevê a possibilidade de colocação de termovisores, medidores de distância e outros sistemas óticos. Tudo isso torna-se de importância extrema, pois na guerra moderna os Estados e os exércitos dedicam cada vez a sua maior atenção à defesa das vidas dos seus militares.
O uso do módulo “Shablya” permite contornar essa questão, pois o módulo pode ser instalado quer nos pontos fixos, quer nas viaturas blindadas. A coordenação do módulo é feita com uso do controle remoto e um monitor, preservando assim a vida do operador, que está em um ponto de localização segura. Na atual guerra russo-ucraniana, as forças terroristas costumam usar drones que voam à baixas altitudes, espiando as posições do exército ucraniano que depois são alvejadas pelos mísseis “Grad”. O módulo permite derrubar os drones nas distâncias afastadas das posições ucranianas, não deixando, efetivamente, detectar as localizações exatas das FAU.
A fundação Peoples Project pretende produzir 10 módulos “Shablya”, que para já mostra um desenho simples e seguro que permite a sua rápida reparação e substituição de peças mesmo na linha da frente.
Ajudar ao projeto é fácil:
http://www.peoplesproject.com/operativne-reaguvannya/
Informação sobre os gastos:
http://www.peoplesproject.com/operativne-reaguvannya/#report
►Transferência SWIFT em USD
Beneficiário: Fundação de caridade BLAGOCHESTA
Conta: UA803266100000026009053209659
Banco do beneficiário: Privatbank,Ucrânia
Código Swift: PBANUA2X
Banco intermediário: JP Morgan Chase Bank, New York
Código Swift: CHASUS33
Conta correspondente: 001-1-000080
Descrição: Doação ao projeto “Rapid Response”
► Transferência SWIFT em EUR
Beneficiário: Fundação de caridade BLAGOCHESTA
Conta: UA413266100000026009053206287
Banco do beneficiário: Privatbank,Ucrânia
Código Swift: PBANUA2X
Banco intermediário: Commerzbank AG,Germany
Código Swift: COBADEFF
Conta correspondente: 400 8867 00401
Descrição: Doação ao projeto “Rapid Response”

1 comentário:

Anónimo disse...

Slava Ukraine!!!