sábado, abril 09, 2016

Guerra na Ucrânia: linha da frente em Avdiivka (2)

Nas últimas semanas na linha da frente da guerra russo-ucraniana um dos locais mais quentes continua ser a vila de Avdiivka, onde, as forças ucranianas aumentaram, ligeiramente, o território sob o seu controlo e abateram o drone russo “Orlan-10”.

O jornalista ucraniano Roman Bochkala (na foto em baixo no meio) informa diretamente da Avdiivka, na manha do dia 9/4/2016:
Os defensores da zona industrial de Avdiivka mandam os cumprimentos à toda a gente! Enérgicos, alegres, embora terrivelmente cansados. Apesar dos relatos de alguns meios de comunicação, eles não deixaram nem uma só polegada da zona industrial. Mais, eles expandiram controlo sobre o território. A manhã estava ruidosa. Agora tudo está em silêncio. O sol está brilhando, os pássaros estão cantando...

Os ucranianos abatem “Orlan-10”
Nos arredores de Avdiivka, a unidade especial da secreta ucraniana SBU abateu o drone Orlan-10 fabricado na Rússia e usado pelas suas forças armadas desde 2010. Na guerra na Ucrânia este drone é usado exclusivamente pelos militares russos que não confiem o seu manuseamento às milícias separatistas.  
De momento, o drone abatido, que praticamente não sofreu os danos, foi entregue ao departamento técnico do SBU, informa o centro de imprensa da secreta.

Atenção dos EUA
A informação sobre o abate e a captura do drone, assim como a sua foto e vídeo, foi divulgada no twitter do embaixador dos EUA na Ucrânia, Geoff Pyatt. Era, muito provavelmente, uma espécie do sinal sublime ao Kremlin: “estamos vós ver, camaradas”:   
https://www.youtube.com/watch?v=jF09auA8dWs
O uso do armamento proibido pelos terroristas

O editor político da revista alemã “Bild”, Julian Roepcke, escreve no seu twitter:
Não poderá ser mais simbólico. Os (pró-)russos atacam Avdiivka / Couldn't be more symbolic. (Pro-)#Russians attack #Avdeevka.

O vídeo em questão foi filmado por um canal pró-separatista (por isso não o vamos colocar aqui) e ora é colocado no ar, ora é retirado. Por que?, – pergunta o jornalista e responde ele próprio:
Porque mostra que ELES usam as armas pesadas e as SUAS tropas terrestres, BMP-2 estão avançando!!! / Because it shows THEY use heavy arms and THEIR ground troops, BMP-2  are advancing!!!
As provas que todo o exército ucraniano reivindica são verdadeiras. / Proves, all Ukrainian army claims are true.
Os pró-russos atacam, 90% do fogo é a saída. / Pro-Russians attack, 90% of fire outgoing.

Bónus (o avatar separatista)
Na cidade de Dnipropetrovsk foi apanhado o separatista “pichador”, ele andava sujar as paragens do transporte público, estragava os boards com as imagens da Nadiya Savchenko. Com a sua própria tinta ele foi transformado em “avatar”.

Sem comentários: