quinta-feira, março 03, 2016

Nadiya Savchenko: vocês não me quebrarão!

No dia 2 de março de 2016 acusação russa pediu 23 anos de cadeia comum e uma multa de 100.000 rublos (1.358 USD) para a Nadia Savchenko, piloto militar das Forças Armadas da Ucrânia, raptada pelos separatistas no território ucraniano no verão de 2014 e levada ilegalmente ao julgamento na Rússia.

Acusação russa acusa Nadiya de “auxilio no assassinato” dos dois jornalistas russos que entraram ilegalmente na Ucrânia, misturaram-se, sem nenhuma identificação, com um bando de terroristas russos e separatistas locais, e morreram durante os bombardeamentos.

Os advogados da Nadiya, Mark Feygin e Ilya Novikov (que em 6 meses aprendeu ucraniano para poder falar livremente com Nadiya!), provaram, durante o julgamento que no momento da morte dos jornalistas russos Nadiya já estava, durante algumas horas, em cativeiro terrorista e não podia ser a corretora do fogo dos morteiros do seu batalhão “Aydar”. Além disso, a sua geolocalização real (comprovada pelo telefone celular) não estava compatível com a localização em que ela poderia vislumbrar os terroristas, que acabaram por serem atingidos pelo fogo dos morteiros.
O advogado da Nadiya, Ilya Novikov
Na sua última palavra dirigida ao tribunal, Nadiya foi firme, acusando a imprensa incendiária russa na morte dos seus trabalhadores, mandados ilegalmente à Ucrânia sem nenhuma proteção, apenas para conseguir as informações falsas que fomentavam o ódio desmesurado contra Ucrânia e contra os ucranianos. A oficial ucraniana falou em russo, “para poupar o dinheiro”, como explicou ela, pois o pagamento dos serviços de tradução, afinal é debitado à sua conta...

Neste tribunal ficou comprovado que a imprensa russa é culpada das mentiras sobre acontecimentos na Ucrânia e no mundo, e mesmo na Rússia... Os canais de televisão russos são culpados de enviarem as pessoas, pelas imagens coloridas, pela informação falsa, até à morte...

Foi provada a culpa dos militares russos – eles são culpados pela ocupação. Foi apresentada uma abundância de evidências de como os cidadãos russos, como Egor Russky [cidadão russo que interrogou Nadiya pela primeira vez], participou nos assassinatos e torturas. Foi provada a culpa do FSB e do Comité de Investigação. FSB sequestra as pessoas, como é o caso do [cineasta Oleg] Sentsov. Prova disso são delirantes e fabricados os 40 volumes do meu caso.

Neste tribunal foi provada a culpa das autoridades russas. Elas são culpadas em anexação dos territórios da Ucrânia e em guerra no Donbas. Eles se metem em todos os lugares e com o genocídio matam as populações na Chechénia, na Abecásia. Em todos os lugares os interesses estatais russos prevalecem sobre os interesses e sobre as vidas da população local...

Neste tribunal apenas não foi comprovada a minha culpa. Eu sou oficial das Forças Armadas da Ucrânia e tinha todo o direito de defender a minha terra. Eu cumpri o meu dever...
Nadiya Savchenko em 2016
Vocês não têm nenhum direito de me julgar. Falando sobre a minha elevada auto-estima... Quanto mais encontro as criaturas efeminados como o promotor  (procurador) Yunoshev e investigador Manshin, mais cresce a minha auto-estima, como mulher, como soldado e como a pessoa... Nestes dois anos fiquei convencida que nem as leis, nem a consciência têm estas pessoas (do Comité de Investigação). Eles possuem apenas a ordem do Kremlin, e eles o fazem cumprir...

Se o tribunal levará mais de duas semanas para decidir sobre a condenação, eu opto pela uma greve de fome seca à partir de amanhã e vocês vão me condenar após a minha morte, já sem mim.

Eu não acho necessário esperar pela qualquer troca [de presos]. Se vocês querem resolver o caso politicamente e levar os seus dois [militares] do GRU culpados por uma pessoa inocente, isso é demais. Deveriam trocar Sentsov e Kolchenko pelos [militares] do GRU. Eu não sou objeto de troca, sou pessoa inocente, a minha culpa não foi provada e nem pode ser provada. Portanto, nenhuma troca, não há comércio e nem há perca do tempo, eu não vou esperar.

Vocês já provaram como a Rússia pode ficar desonrada no exemplo de uma só pessoa. Vocês não me quebraram e nunca irão à quebrar...

Se passar de duas semanas, eu não vou esperar pelo veredicto (escutado pela Olga Len), ouvir o discurso da Nadia na totalidade no YouTube:


Bónus de boas leituras

“O vermelho sangrento Putin e outros contos zumbie” da autoria G. K. Murphy por apenas 1 dólar na edição Kindle!
“Blood Red Putin and Other Zombie Tales” (O  vermelho sangrento Putin e outros contos zumbi) é uma divertida viagem através da mente de autor dos contos de terror G. K. Murphy. Esta coleção vai gelar, divertir, assustar e surpreender, na medida igual, qualquer viciado em estórias do horror, de modo à espreitar por detrás da cortina de ferro e assistir a doença.

Sem comentários: