domingo, março 13, 2016

FAU passam à controlar mais uma “zona cinzenta”

De acordo com moradores locais e as informações avançadas pelos separatistas, as Forças Armadas da Ucrânia entraram nos arredores da aldeia Kruta Balka (305 moradores antes do início da guerra russo-ucraniana), ao noroeste de Yasynuvata, empurrando as formações terroristas da dita “dnr” cerca de 2 km fora da “zona cinzenta”.

Na manha deste domingo decorriam os tiroteios nos arredores do 3º lago, mas perto do meio-dia começaram surgir os relatos de que as FAU entraram na aldeia. Por causa dos combates parou o funcionamento da estação de tratamento de água de Donetsk, os terroristas dispararam morteiros contra as forças ucranianas na zona dos lagos, a mesma zona onde se situa e estação das águas. Sem água ficaram quase 400 mil cidadãos.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, as forças russo-terroristas formaram na área de Yasynuvata o agrupamento militar que continha cerca de 800 pessoas, 10 tanques e veículos blindados, 30 canhões e canhões autopropulsados, 13  morteiros de 120 mm e 20 morteiros de 82 milímetros, 4 lançadoras de mísseis “Grad” (fonte).

O jornal governamental russo Gazeta.ru, que se mantêm nas posições moderadamente anti-ucranianas, chama a situação atual de “Março negro de Donbass” e explica porque.
1. As FAU se aproximaram ao cruzamento na auto-estrada Donetsk – Horlivka o que futuramente poderá significar o cerco de Horlivka e bloqueio do Debaltseve  e Yenakieve. Neste momento as FAU possuem a oportunidade de controlar as movimentações dos terroristas pela auto-estrada.
2. Anteriormente, as FAU recuperaram uma parte da “zona cinzenta” perto da Yasynuvata, entrincheiraram-se na zona industrial e agora conseguem alvejar os alvos terroristas que se movem pela auro-estrada Donestsk-Horlivka.
3. Na própria “dnr” decorre uma luta sem quartel entre fuhrer Zakharchenko e líder militar, ex-chefe do agrupamento “Alfa” do SBU de Donetsk, líder do bando “Vostok”, Aleksandr Khodakovsky. Na TV da “dnr” pedem às populações denunciar as “ações contrárias à lei” do Khodakovsky, nomeadamente apropriação indevida e ilegal dos bens alheios... Os líderes dos grupos terroristas, leais ao Khodakovsky são expulsos do “exército da dnr”.  
4. Os avanços para o controlo das “zonas cinzentas” não são contrários ao acordo de “Minsk-2”.
5. Para contrariar a ofensiva ucraniana, os terroristas precisariam de uma ofensiva de larga escala [entende-se que com uso das forças armadas russas] e neste momento não existem condições para tal.

Blogueiro: tudo indica que Kremlin não está preparado ao pacote das novas sanções e como tal “os separatistas” não poderão contar com o seu envolvimento direto. Podem e recebem ajuda em forma dos equipamentos militares, combustível e alimentos, vinda nos habituais “comboios humanitários”. Os mesmos que de momento os terroristas sentem dificuldades de levar até Horlivka, graças ao controlo das “zonas cinzentas” pelas FAU.
Ajudar às FAU / ao Projeto “Vollte com a Vida”
PayPal: perguntar aqui

Os momentos de puro ódio da propaganda russa

O pivô da TV russa NTV conta aos telespectadores sobre “atrocidades efetuadas por tropas turcas contra a população pacífica do sudeste da Ucrânia”:

1 comentário:

Anónimo disse...

Se eu fosse o presidente da Ucrania eu escolheria o melhor pilota da minha forca aérea e mandaria bombardear pontes nas estradas e destruir os caminhos de ferro que ligam a Ucrania a Russia. Pronto, eles ficariam sem munições, sem combustíveis, sem armas! Seria o fim para esses desgracados. O exercito da ucrania so precisaria avançar!