sexta-feira, março 18, 2016

Crimeia dois anos depois

O meu vizinho voltou da Crimeia à onde fui no ano passado e antepassado, ia antes. Consegue comparar as realidades. Diz que as praias estão vazias. Diversos hotéis, principalmente aqueles onde os donos eram ucranianos se fecharam.

por: Sergei Loiko (fotógrafo e jornalista russo)

O seu amigo possui um pequeno hotel privado na praia. Três anos atrás investiu lá todo o seu dinheiro, até pediu emprestado, o construiu, de vários pisos, com 40 quartos. No verão conseguiu alugar três quartos. Queria o vender para pagar a divida. Mas não tem à quem vender...
Os militares russos de ascendência asiática com um camião blindado russo
nas ruas da Crimeia em março de 2014, fonte@Facebook
O meu interlocutor é uma pessoa especial, é à favor da anexação, mas ao mesmo tempo é direto e honesto. Opera com as realidades simples e compreensíveis. Todos os alimentos, nos mercados e nas lojas viram os seus preços, no mínimo, triplicados. Por exemplo, diz, em 2013 a saborosa cerveja Lvivske custava o equivalente dos 30 rublos a garrafa. Agora a cerveja mais barata custa não menos que 100 rublos. Não encontras a vodca mais barata do que 400 rublos por garrafa (6 dólares).

Naquele momento na TV Putin contava sobre a vitória na Síria. Quando o chefe falou sobre o número dos biliões de rublos que custaram os “exercícios”, ao máximo aproximados aos combates reais, o meu interlocutor cuspiu, abanou a cabeça e disse: “Dá os alojamentos às pessoas, cabrão. Já f.deu todos, a sua guerra”. 
Os militares russos à bloquear a base ucraniana na Crimeia em março de 2014
fonte@Facebook
Disse assim, abanou a cabeça e foi às escadas para fumar...

A primeira foto, da autoria do Sergei Loiko, publicada no jornal Los Angeles Times em 17 de março de 2014, mostra a cena típica numa rua de Simferopol nas vésperas do referendo livre do Putin (fonte).

SL lol: Sim, eles voltaram “para casa”. Naquela mesma casa que “se acalmou, imersa na escuridão ... e o povinho – cada terceiro é inimigo...” (Vladimir Vysotsky).

Sem comentários: