domingo, março 06, 2016

Ação global #FreeSavchenko 9/3/2016

No dia 9 de março de 2016, começa a ação global #FreeSavchenko, com a exigência ao governo russo de libertação imediata da piloto ucraniana, Nadiya Savchenko, raptada no território da Ucrânia em 2014 e levada ao julgamento ilegal na Rússia.

O advogado na Nadiya, Mark Feygin, escreveu no seu Facebook: “Apelo à um protesto pacífico, não-violento e à expressão da solidariedade com Nadezhda Savchenko, no dia 9 de março de 2016 no 3º Dia Global ‪#‎FreeSavchenko”
Por sua vez, a Diáspora ucraniana de Portugal, começará a sua ação de protesto para apoiar Nadiya Savchenko, logo às 19h00 do dia 8 de março, em frente da embaixada da Rússia em Lisboa. A ação se planeia como intemporal, até a decisão favorável à piloto ucraniana.

A última palavra da Nadiya Savchenko

Eu, Nadiya V. Savchenko, ucraniana, cidadã da Ucrânia anunciou a greve de fome seca desde 4.03.2016 até ao meu regresso à Ucrânia viva ou morta [...] Eu proíbo, na cadeia de detenção operativa (SIZO) e, em geral, na Rússia, de tentar me retirar da greve de fome.

Proíbo de me mover para qualquer lugar fora da cela e me transportar para qualquer lugar sem explicação da finalidade de transportação ou do [local] da chegada. O uso de qualquer força física contra mim, irei considerar como tortura e [irei] resistir.

Nadiya Savchenko também afirmou que proíbe as autoridades da Federação da Rússia de lhe fazer os médicos testes, forçando-a à tomar qualquer tipo de medicação. Além disso, ela proíbe aos médicos e funcionários russos da SIZO de tocá-la. Concorda em ser observada apenas por médicos da Ucrânia ou da Europa. Nadiya explica que tomou a decisão de iniciar a greve de fome seca para protestar contra as autoridades, as forças de segurança, o sistema judicial e contra o Ministério Público da federação russa.

Eles são culpados em violar o direito internacional, me sequestrando na Ucrânia, me transportando à força para Rússia e me mantendo ilegalmente na prisão russa e na condução contra mim de num julgamento desonesto.

Se eu continuar viva até 9.03.2016, exijo de me colocar na seção de julgamento. No caso de morte, proíbo de fazer autópsia ao meu corpo e eu exijo que este será entregue à minha mãe e irmã. Minha decisão não será sujeita às alterações!
O ativista russo Pavel Shelkov no piquete solitário em Moscovo, 6/3/2016
Os advogados da Nadiya Savchenko contam que recebem e passam à ela centenas de cartas dos ucranianos que exortam a piloto e deputada de não iniciar a greve da fome. Nadiya agradece pelo apoio, mas mais uma vez explica que não pretende mudar a sua decisão (fonte).

A cantora ucraniana, Anastasia Prykhodko, dedicou à Nadiya a canção chamada “Eu sou livre”:

Bónus

No dia 5 de março, no aniversário da morte do Estaline, numa paragem de transporte público em Moscovo, perto da estação “Paveletskiy”, foi colocado o cartaz publicitário «Morreu aquele, e este morrerá». A imagem do Estaline morto não explica quem é o tal “aquele” (fonte).
1953, EUA, celebrando a morte do ditador soviético...

Sem comentários: