sexta-feira, julho 31, 2015

A nova polícia ucraniana em factos

Há cerca de um mês, as ruas da capital ucraniana são patrulhadas pela nova polícia de patrulha. Durante este período eles já multaram o herói da Maydan (e da OAT) Volodymyr Parasyuk; se tornaram o alvo dos trolls pró-russos e ganharam o direito de receber o café, bolos de pastelaria e até a manicura, tudo gratuitamente, ofertas de alguns estabelecimentos comerciais de Kyiv.

por: Ihor Lyubshyn (Ukrinform)

Mas o mais importante, eles conseguiram a tarefa mais in, estão aprovados e ganharam a confiança dos moradores de Kyiv. O programa de formação de nova polícia de patrulha já começou nas cidades de Uzhhorod e Mukacheve, em breve arrancará em Odessa e Lviv.

A agência noticiosa Ukrinform, (em colaboração com este blogue), preparou a infografia sobre os direitos e obrigações da nova polícia ucraniana. O que podem fazer 200 patrulhas móveis e 100 de pé, que diariamente garantem a segurança pública de Kyiv?
      
Diariamente, o patrulheiro em serviço, usa o novo fardamento, baseado no padrão dos EUA. Ele ou ela, possuem um crachá, um tablet com a base de dados dos condutores, tem uma pistola “Fort” de fabrico ucraniano, gás pimenta, lanterna, equipamento especial “três em um”, algemas, rádio e cassetete. E claro, “levam consigo” ao serviço a boa disposição e os sorrisos.

Eles podem parar a viatura, explicando a razão da sua decisão; podem verificar a identificação pessoal daqueles que lhes parecem suspeitos; podem aplicar a multa ou verificar a permissão de porte de armas de fogo.

Eles são visíveis, quando regulam o trânsito ou quando aparecem no pátio de alguém, chamados para intervir no caso de desavenças familiares. Eles têm o direito à muita coisa, aos padrões de um país livre: limitar os movimentos das viaturas e pessoas; entrar nas moradias ou outros imóveis sem a permissão judicial; tirar as fotos dos locais e das pessoas.

E a sociedade ucraniana permite lhes tudo isso, de antemão. Porque? Pois eles têm, em média, 25 anos? Ou porque entre os 2000 patrulheiros a maioria são as pessoas resolvidas, com a formação superior e empregos anteriores? Ou talvez, porque entre eles apenas 38 pessoas anteriormente trabalharam na polícia ucraniana?

Não se sabe ao certo, pois confiança é uma matéria bastante íntima. Hoje, eles receberam um grande montante da mesma. E o primeiro mês do seu serviço demonstrou: eles estão a devolver com os juros.

Para adquirir essa ou outras infografias, liguem: + 380 44 2449068 ou escrevam para market2@ukrinform.ua

Fonte:

A nova polícia de Uzhhorod e Mukacheve

Como informa o jornalista ucraniano Mustafa Nayyem, no fim do terceiro dia do lançamento do concurso de criação da polícia de patrulha nas cidades de Uzhorod e Mukacheve, foram recebidas 1724 aplicações, o que significa a procura potencial de 7,5 pessoas para cada vaga. A percentagem dos polícias no ativo é de cerca de 9%; os 37,2% dos candidatos são mulheres e 62,8% homens; 61,5% deles possuem a formação superior.

O concurso irá decorrer até o dia 11 de agosto, as aplicações podem ser submetidas on-line na página do Ministério do Interior da Ucrânia – mvs.gov.ua ou pessoalmente, na cidade de Uzhorod, praça Narodna № 4.

O símbolo da nova polícia

A menina se chama Verónica, tem 5 anos e veio ao centro de recrutamento, pois os seus pais quiseram mostrar à filha “como se preparam os nossos novos polícias, dos quais ontem contou o pai”. Verónica foi conhecer as moças administrativas e depois subiu na mesa, pedindo ser fotografada com o banner da nova polícia. Todos os presentes decidiram em unanimidade: Verónica será o símbolo regional da nova polícia ucraniana (FONTE e FOTO).    

quarta-feira, julho 29, 2015

Mensagem da Ucrânia: queremos 1.240 mísseis “Javelin”!

O presidente de um país invadido, Petró Poroshenko, pergunta Ocidente: vocês estão com o bárbaro ou com o mundo livre?

por: Sohrab AHMARI (The Wall Street Journal)

Como é próprio à um chefe de Estado que está gerindo uma guerra, o presidente ucraniano, Petró Poroshenko é contundente na entrevista (dada) na segunda-feira (última) à noite, no edifício da administração presidencial (em Kyiv). Questionado sobre o tipo de armas que as suas forças armadas precisariam para impedir qualquer nova agressão por parte da Rússia e os seus agentes separatistas no leste da Ucrânia, o Sr. Poroshenko foi específico: “Estamos à procura de apenas 1.240 mísseis “Javelin”, e isso é absolutamente justo.”

Ler o texto integral em inglês (só para os assinantes): “Message From Battlefield Ukraine”:

Na entrevista, o presidente da Ucrânia recorda aos “esquecidos” que em 1994, na sequência da proclamação do seu estatuto político pacífico e fora dos blocos militares, o país se desmilitarizou voluntariamente, entregando ao controlo internacional os 1.240 mísseis balísticos nucleares. Duas décadas depois, Ucrânia deseja receber ao menos 1.240 complexos de mísseis anti-tanque “Javelin”, para poder se defender da agressão russa.

O presidente Poroshenko recordou que em 1994, seguindo o Memorando de Budapeste, Ucrânia desmantelou voluntariamente do seu sistema da defesa nuclear, recebendo em troca as garantias dos EUA, da França e da Grã-Bretanha da defesa da sua soberania e integridade territorial. Petró Poroshenko frisou na entrevista: “nós não exigimos que os militares britânicos, americanos ou franceses venham para cá para combater por nós. Fazemos isso com esforço próprio, pagando o preço mais alto – a vida dos nossos soldados. [...] Precisamos é de solidariedade”, – afirmou presidente Poroshenko.

O presidente ucraniano disse também que está convencido, caso seja impossível parar o agressor (russo), isso significará que a segurança global não existe. Ele também chamou à atenção ao facto dos bombardeamentos diários das forças russo-terroristas contra os militares e civis ucranianos, informando que o número dos civis e militares que já morrerem na região de Donbas se aproxima às 9.000 pessoas.

“Ninguém podia imaginar que isso aconteceria no centro da Europa no século XXI”, – disse o presidente ucraniano, citado pela agência ucraniana UNIAN.

Bónus
A página da Facebook Lokalna Istoria (História Local) publica a foto da Maria Mazuryk, natural da vila de Pechenizhyn, da atual região ucraniana de Ivano-Frankivsk. Membro ativa da resistência ucraniana OUN-UPA, ela morreu em abril de 1946, cercada pelas tropas de NKVD, num esconderijo (kryjivka) da resistência, localizado na aldeia de Kryvets, no distrito de Bohorodchany, na mesma região de Ivano-Frankvsk.

Glória aos Heróis! 

O projeto “Cartas à linha da frente” sai em vídeo

O nosso blogue já escreveu sobre o projeto fotográfico “Cartas à linha da frente”, no qual participaram, de forma muito especial e emotiva, as esposas, amadas, mães, irmãs e viúvas dos combatentes ucranianos, engajados na Operação Antiterrorista (OAT).
Organizado pelo estúdio artístico de Lviv TretiPivni (Terceiros Galos), com a direção geral do Ivan Kravchyshyn e a curadoria de imagem da Domna Dyka, o projeto foi transformado em vídeo. Para já, saiu a primeira novela do ciclo “Cartas à Linha da Frente”.
https://www.youtube.com/watch?v=RUURcuesVww
A seção fotográfica em Kyiv

Dado que, de momento, o estúdio TretiPivni está ocupado com alguns outros projetos, não aceita os trabalhos particulares. No entanto, quem quiser fazer uma seção fotográfica semelhante, poderá contactar em Kyiv a Sra. Olena pelo telemóvel +38 063 224 2144. O preço por pessoa é de 2000 UAH (90,78 dólares, é possível negociar o preço para mais de uma pessoa e para os grupos), que incluem o aluguer dos adereços e o trabalho da visagista.

terça-feira, julho 28, 2015

Os novos fardamentos das FA da Ucrânia

O novo exército da (nova) Ucrânia precisa de novas tradições, novo fardamento e novos patentes militares, disse o presidente ucraniano Petró Poroshenko, durante o encontro com os voluntários que apoiam o Ministério da Defesa da Ucrânia.
No encontro, que também serviu para a demonstração dos novos padrões do fardamento militar do exército, os voluntários falaram sobre os seus esforços de apetrechamento das FAU, nomeadamente na questão de reforma do sistema de fornecimento e de produção dos novos fardamentos militares.
Por sua vez, o presidente disse que a reforma deve garantir aos militares tudo que eles necessitam, e em primeiro lugar, se esforçar para salvar as suas vidas.
“Preservar a vida e a saúde dos nossos defensores é o principal. Cada militar das forças armadas deve ser totalmente equipado com tudo que é necessário ao combate e à vida quotidiana na linha da frente. Eu não coloco perante vocês uma mega-tarefa, é uma necessidade. Aqui é a vossa linha da frente na defesa do país”, – disse Petró Poroshenko, informa o canal televisivo ucraniano ICTV.

A 1ª república ucraniana (1918), o galão do khorunzhy é o número 10
Além disso, o presidente disse que Ucrânia deve acabar com a tradição soviética dos patentes militares. Nomeadamente, o presidente Poroshenko apoia a ideia de substituir o patente de “tenente” ao tradicional ucraniano khorunzhy (literalmente bandeirante) e introduzir o patente de “brigadeiro general”, escreve ZN.ua

Ucrânia captura major russo e um carregamento de armas

Na noite de 25 de julho último, o Serviço de Guarda Fronteira da Ucrânia deteve na região de Donetsk um camião “Kamaz”, carregado de munições e explosivos. Juntamente, foram detidos dois terroristas: um separatista local e um major das FA da federação russa no ativo, Vladimir Aleksandrovich Starkov (1979).
O major Vladimir Starkov era portador dos documentos de identificação falsos, emitidos pelos terroristas da “rpd/dnr”, em nome de um tal “Ovsiannikov”, o alegado “chefe de segurança da 5ª brigada” das forças russo-terroristas. Interrogado, major russo confessou a sua chegada ilegal à Ucrânia no dia 5 de março de 2015. No momento da detenção no posto de controlo de “Berezove”, major Starkov e o seu comparsa estavam de saída dos territórios ocupados pelos terroristas, o seu destino era a vila de Yasne, na região de Zaporizhia, informa TSN.ua
https://www.youtube.com/watch?v=pcPD13haiCA
Renegado pelos seus

Como já era de esperar, o Cônsul russo negou a existência e a pertença do major Vladimir Starkov à Rússia e às suas forças armadas, informa no seu Facebook a voluntária ucraniana Ekateryna Yaresko, que revelou, em primeira mão a informação sobre o major terrorista russo:

Vladimir Aleksandrovich Starkov (1979). Nasceu na região de Kirov, aldeia de Zuevka. A sua última unidade militar russa – cidade de Novocherkassk, região de Rostov. É casado e é pai de uma criança”.

A voluntária ucraniana acrescenta, dirigindo-se aos russos:
Oi! O que o vosso filho-marido-irmão fazia com as armas nas mãos na nossa terra? Por que vocês não o pararam antes? Vocês são culpados de assassinatos e roubos no leste da Ucrânia, juntamente com ele.
Pois vocês estavam em silêncio.
No exemplo desta guerra está claro que o maior pecado agora é a indiferença.
A partir dela se dá essa guerra, dela vêm todos os males.
Quando é que as pessoas irão pensar?

Mas a mais engraçada foi a reação do próprio major terrorista, relatada pela mesma Ekateryna Yaresko

O major russo capturado suspirou e disse aos nossos militares:
– Pois, claro, vocês agora vão receber um prémio dos americanos...
Esta tudo nesta afirmação: inveja, estupidez e mesquinhez de alma.

O blogueiro @ViRuS__Z acrescanta os pontos ao retrato do terrorista: “O major capturado das FA da FR é natural da aldeia de Zuevka da região de Kirov. São as fotos de Zuevka, para vocês entenderem porquê estes burros se metem connosco...”

domingo, julho 26, 2015

Ucrânia abate drone russo “Zastava” avaliado em 2 milhões de dólares

As forças da Guarda Fronteira da Ucrânia abateram o drone russo “Zastava” que estava em missão de espionagem das posições do exército ucraniano, cerca de 1,5 km dentro do território da Ucrânia, na região de Luhansk. O drone abatido, é na realidade VANT israelita “Bird Eye 400”, fabricado na Rússia desde 2012 sob a licença da “Israel Aerospace Industries” (IAI). O seu custo é de aproximadamente 2 milhões de dólares.
O drone foi detectado e abatido entre a vila Harasymivka (Ucrânia) e aldeia Ushakovka (federação russa). O Serviço de Guarda Fronteira da Ucrânia postou fotos e vídeos do drone espião russo na sua página oficial e no seu canal no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=4gbvR0EXMgw

Em 21 de maio de 2015, a Rússia perdeu, abatido, no território ucraniano o seu drone “Forpost”, também fabricado sob a licença israelita (ler mais).

Os drones russos “Zastava” e “Forpost” são fabricados pela empresa russa “Fábrica de Aviação Civil dos Urais” (cidade de Yekaterimburgo). Numa das fotos, postada pelo Serviço de Guarda Fronteiras da Ucrânia pode-se ver claramente o logótipo e o nome da empresa russa, assim como o número de série do drone: 355. A placa também contém o nome do drone: UAV “Zastava” (veja os dados técnicos do drone Bird Eye 400).
Por alguma razão, o Serviço de Guarda Fronteira da Ucrânia ocultou algumas informações antes de postar as fotos do drone. As informações removidas fornecem os dados sobre a bateria do drone e da antena, as partes que não são fabricados na Rússia e são fornecidos pelas empresas israelitas. A bateria do drone é fabricada pela Amicell – Amit Industries Ltd. Como se pode ver, o logótipo de Amicell e os dados da bateria podem ajudar à identificar o fornecedor de peças (veja AQUI as fotos muito detalhadas deste drone, usado pelas unidades de inteligência russas desde 2011).    
Recentemente, em 6 de abril de 2015, o Ministério da Defesa da Rússia publicou os detalhes de um concurso à procura de assistência técnica para os dois tipos de drones – “Zastava” e “Forpost” (veja os detalhes do concurso). De acordo com as informações publicadas no caderno de encargos, Rússia possui 10 drones “Forpost” e 27 drones “Zastava” (veja o relatório AQUI). O autor do relatório apresenta a lista de unidades do exército, juntamente com a quantidade e o tipo dos drones em cada unidade.
A unidade militar # 20924 (cidade de Kolomna, região de Moscovo) – 2 “Forpost”, 1 “Zastava”;
A unidade militar # 30866 (cidade de Chernyakhovsk, região de Kaliningrado) – 2  “Forpost”;
A unidade militar # 44936 (cidade de Budyonovsk, região de Stavropol e a cidade de Mozdok, Ossétia do Norte) – 2 “Forpost”;
A unidade militar # 49324 (cidade de Severomorsk, região de Murmansk) – 2 “Forpost”;
A unidade militar # 69262 (cidade de Elizarovo, região de Kamchatka) – 2 “Forpost”;
A unidade militar # 04436 (cidade de Gyumri, Arménia) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 20634 (cidade de Vladikavkaz, Ossétia do Norte) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 63354 (cidade de Buynaksk, Daguestão) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 41659 (cidade de Aleysk, região de Altay) – 3 “Zastava”;
A unidade militar # 12128 (cidade de Totskoye, região de Chelyabinsk) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 01162 (cidade de Dushanbe, Tajiquistão) – 1 “Zastava”;
A unidade militar # 05812 (ilha de Iturup, arquipélado das Curilas) e unidade # 05812 (cidade de Khabarovsk) – 4 “Zastava”;
A unidade militar # 71289 (cidade de Ussuriysk, região de Primorsky) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 08275 (cidade de Pechenega, região de Murmansk) – 3 “Zastava”;
A unidade militar # 02511 (cidade de Kamenka, região de Leninegrado) – 2 “Zastava”;
A unidade militar # 90151 (cidade de Gusev, região de Kaliningrado) – 3 “Zastava”;

De acordo com os dados de concurso, o custo total das peças e o suporte técnico aos “Forpost” e “Zastava” não deve ser superior aos 5.243.568,23 rublos (91,431 dólares americanos) e 779.228,63 rublos (13.587,24 USD), respectivamente.
Este já é o segundo “Zastava”, confirmado como perdido pela Rússia na sua guerra contra Ucrânia. Um ano atrás, em 24 de julho de 2014, o Serviço de Guarda Fronteira da Ucrânia relatou o achamento do drone russo “Zastava” na região de Kharkiv, 2 km dentro do território da Ucrânia (veja fotos e detalhes AQUI). Na foto do drone encontrado em 2014 se pode ver o logótipo da empresa “Israel Aerospace Industries” (IAI) e o número “280”, atribuído pelo exército russo. Há também número de série original em algumas peças e o interruptror ON/OFF em inglês. Portanto, temos aqui uma questão interessante: quantas peças de fabrico russo possuem essas máquinas?..

Fontes:
https://informnapalm.org/10932-ukrayna-sbyla-rossyjskyj-bespylotnyk-zastava-on-zhe-yzraylskyj-bird-eye-400-stoymostyu-v-2-mln-dollarov (em russo).

sábado, julho 25, 2015

Ucrânia proíbe os partidos comunistas

Ucrânia oficialmente proibiu os três partidos comunistas existentes no país, retirando o seu estatuto de partidos políticos, proibindo, assim, a sua participação nas eleições, informou o ministro de Justiça, Pavlo Petrenko.

Na conferência de imprensa, no último dia 24 de julho, o ministro informou que no país estão oficialmente proibidos o Partido Comunista da Ucrânia (KPU), Partido Comunista (reformado) e Partido Comunista dos operários e camponeses, os dois últimos são grupos pouco conhecidos e sem nenhuma representação parlamentar.

Como explicou o ministro, após a aprovação das leis sobre a descomunização da Ucrânia, no país foi criada uma comissão independente que durante um mês estava verificar os partidos, ora proibidos, sobre a sua conformidade para com a nova legislação. Na base das conclusões da comissão, o ministério da Justiça chegou à conclusão do que os três partidos: “nas suas atividades, nos nomes, nos símbolos, no estatuto e no programa não atendem aos requisitos da lei ...Sobre a condenação dos regimes totalitários comunista e nacional-socialista (nazi) na Ucrânia e na proibição de propagação dos seus símbolos”.
Além disso, o ministro prometeu levar o caso criminal contra os comunistas até o fim.  

“Essa força política e de dois outros partidos comunistas desde hoje não podem ser os sujeitos do processo eleitoral e não podem participar na vida política do país”, disse o ministro da Justiça, citado pela agência de informação "Interfax-Ucrânia". Pavlo Petrenko também frisou que o Ministério da Justiça irá levar o processo de proibição de todos os partidos comunistas à sua conclusão lógica no tribunal.

Os materiais sobre as actividades criminosas de comunistas já foram entregues ao tribunal, mas o julgamento foi adiado e ainda está em curso, disse nesta sexta-feira o secretário do Conselho da Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Olexander Turchynov. O pedido de proibição do Partido Comunista da Ucrânia foi entregue ao Ministério da Justiça e ao Serviço de Registo Estatal ainda em julho de 2014. Na primavera de 2015 o caso foi transferido ao Tribunal de Recurso Administrativo de Kyiv.
Cidade de Kolomyia (Ucrânia Ocidental): as pedras tumulares do cemitério judaico serviram de base ao monumento do Lenine, ora derrubado em 1991
Os comunistas da Ucrânia criticaram duramente as ações do Ministério da Justiça e as classificaram de “arbitrariedade”. Alguns esquerdistas europeus e o líder dos comunistas russos também “se indignaram” com a decisão soberana da Ucrânia, escreve a DW.

Blogueiro: imaginamos que a esquerda realmente irá “indignar-se”, principalmente se a proibição será validada pelo tribunal. Especialmente aos que têm a memória curta ou não possuem nenhuma memória histórica, aconselhamos ver o filme documental The Soviet Story (A História Soviética), para comprovar, de forma isenta e documental, uma realidade objetiva: o comunismo e nazismo são irmãos gémeos e como tal, devem ser proibidos, não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

A História da União Soviética (filme em nove partes, legandado em português, a 1ª parte):
https://www.youtube.com/watch?v=ewY_k-jFlvk
Bónus

“Os servidores do povo”, Leonid Brejnev e Josip Broz Tito, durante as atividades de caça, em 1973, algures na Ucrânia (FONTE).

Safra na Ucrânia: a reconstrução histórica

A fotógrafa ucraniana Anna Senik, mais conhecida pelo seu nome artístico de Ładna Kobieta publica o seu novo trabalho artístico. A reconstrução histórica da safra tradicional ucraniana, tal como esta acontecia nos séculos XVIII-XIX.
As modelos: Olga, Sofia, Valentyna, Tetiana e Yaroslava Lysovska (mãe e as suas filhas).  
© É proibido o uso das imagens sem o consentimento expresso da autora.
Mais informação: www.ladna-kobieta.com.ua

quinta-feira, julho 23, 2015

Direto da Ucrânia: vestidos bordados conquistam fashionistas supercool!

As fashionistas brasileiras ao nível das Anna Dello Russo, Thássia Naves, Leandra Medine ou Giovanna Battaglia não param de usar os vestidos longos com perfume ucraniano.

A última tendência de street style vem direto da Ucrânia! Fashionistas ao nível das bloggers Thássia Naves e Leandra Medine e as editoras de moda Anna Dello Russo e Giovanna Battaglia caíram de amores pelos vestidos vyshyvanka. Oi? Traduz? São peças folk com bordados típicos da cultura ucraniana. Elas ganharam o mundo pelas mãos da estilista Vita Kin, dona da marca que leva o seu nome. Todos os looks que você está vendo aqui são dela! 
A melhor parte é que o vestido fica bem em praticamente todo mundo. Manga comprida + comprimento longo esconde qualquer imperfeição, leia-se aquelas gordurinhas chatinhas. Mas pra não sumir com a silhueta, tem amarração tipo cintura alta. Quer seguir a moda? Confira modelos inspirados no look abaixo.
E como mostram as fashionistas, o look pode ser usado da praia à primeira fila de semana de moda. Sem restrições! Quer deixar o look um pouco mais formal? Jogue acessórios dourados, como fez Thássia Naves.
1) Vestido branco longo  Urban Outfitters US$ 80 (cerca de R$ 250) urbanoutfitters.com
2) Kaftan bege Amaro R$ 100 amaro.com.br
3) Vestido colorido Rapsodia R$ 714 shop2gether.com.br
4) Túnica P&B Sub  R$ 450 farfetch.com.br
5) Vestido longo Threadsence US$ 174 (cerca de R$ 542) threadsence.com.br

Comprar em Curitiba e on-line no Brasil:

Fonte:

Ler mais:
Jim Morrison ucraniano

quarta-feira, julho 22, 2015

segunda-feira, julho 20, 2015

Amor, o mais forte do que a morte...

Esta é a razão de voltar vivo da frente de combate. Os ucranianos são esperados em casa! (FONTE).

Homenagem à guarda-fronteira da Ucrânia
A pintora lituana Beata Kurkul programou e executou a exposição dos seus quadros, dedicados à guarda-fronteira da Ucrânia. A exposição pode ser vista no aeroporto internacional de Kyiv (Boryspil), terminal “D”, 3º piso, ao lado dos guichés de registo.

Beata agradece Anton Morozov e a empresa ALT (http://poligraphia.com), que fez as impressões. O nosso blogue também agradece o seu empenho.