sábado, dezembro 05, 2015

Ucrânia: do Memorando de Budapeste à OAT

21 anos atrás, no dia 5 de dezembro de 1994, na capital húngara foi assinado o “Memorando de Budapeste”, um documento interestatal que garantia à Ucrânia a sua segurança e a integridade territorial à troca de total desarmamento nuclear.

20 anos depois, em março de 2014 este memorando foi cinicamente violado pela federação russa que ocupou e anexou a Crimeia, ocupou e mantêm sob a sua ocupação partes do território da Ucrânia nas províncias de Donetsk e Luhansk. 

De acordo com o Memorando de Budapeste, assinado pela Grã – Bretanha, EUA, Rússia e Ucrânia, a Rússia garantia a soberania e o tratado de amizade com Ucrânia, garantia não existir disputas ou reclamações territoriais e se comprometia a apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. No Memorando, a Rússia, Grã-Bretanha e os Estados Unidos se comprometeram não ameaçar e não usar a força contra a integridade territorial ou a independência política da Ucrânia. Eles também prometeram que não irão usar a coerção económica para subjugar Ucrânia aos seus interesses. Particularmente, estes países ressaltaram que iriam se abster de ocupação militar do território dos outros participantes, e qualquer outro uso da força em violação do direito internacional...

Desde o início da Operação Anti-terrorista (OAT) em abril de 2014 que desde agosto do mesmo ano se transformou na guerra russo-ucraniana, Ucrânia já perdeu pelo menos 2920 dos seus defensores, membros do Exército, Força Aérea, Guarda Fronteira, forças de segurança e das unidades voluntárias.

O que leva à uma conclusão muito simples: neste momento, Ucrânia vive o novo memorando defensivo, garantido quase em exclusivo pelas suas Forças Armadas e pelo movimento voluntário...

O dia do Voluntário ucraniano   
"Volte com a Vitória"
O dia 5 de dezembro é o dia profissional dos Voluntários ucranianos, para homenageá-los, Peoples Project, preparou um bonito vídeo, dedicado ao trabalho absolutamente indispensável que os voluntários fazem na retaguarda e na frente da batalha (música da banda “Kurtas” de Zaporizhia, a composição “Heróis”).
https://www.youtube.com/watch?v=wmfdIUvfAb0
O dia das Forças Armadas da Ucrânia
O dia das Forças Armadas da Ucrânia: 6 de dezembro
Já em 6 de dezembro Ucrânia celebra o dia das suas Forças Armadas, destruídas e moribundas antes da invasão russa, à recuperarem e se desenvolverem rapidamente atualmente.
Para celebrar o dia, apresentamos o vídeo promocional das FAU, filmado no polígono “Shyrokiy Lan”, durante os recentes exercícios militares de larga escala.
https://www.youtube.com/watch?v=kGpK9xCrBFI

Sem comentários: