quinta-feira, dezembro 17, 2015

«Oficina de chocolate de Lviv» fecha em Donetsk


Em Donetsk ocupada pelos terroristas, fechou a única confeitaria a pastelaria ucraniana, “Oficina de chocolate de Lviv”, informou a sua gerência na página do estabelecimento na rede social VK.
Foram realmente ótimos 3,5 anos!!=) Foi divertido e fácil trabalhar na cidade mais adorada do Mundo! Estamos orgulhosos que provamos à cada um e à todos que o Leste e o Ocidente estão juntos. Que não existem as fronteiras. Que realmente coisas e valores importantes são mesmos em todas as partes do mundo.

Obrigado pelo vosso amor, confiança e aceitação.
Obrigado por estarem connosco.
Obrigado pelo vosso apoio e compreensão.

Sentiremos saudades das gentes de Donetsk.
Mas nós ainda iremos se encontrar!..;)

Com amor,
equipa da Oficina de chocolate de Lviv em Donetsk. =)

As razões do fecho
A gerência do café manteve o estabelecimento em funcionamento desde a ocupação da cidade pelas forças separatistas e russo-terroristas em abril de 2014. Os clientes continuavam à serem servidos em ucraniano e “Oficina” era um dos últimos pólos legais do universo ucraniano na cidade. Os russo-terroristas toleravam a “Oficina”, pois a sua existência servia aos propósitos da sua propaganda: um estabelecimento ucraniano que funcionava, alegadamente, livremente na dita “dnr”...
"É pana que nós obrigaram à fazer isso, mas ...
Tudo será bom! =)"
No entanto, recentemente, a gerência da “Oficina” não autorizou a TV propagandista russa “Rossija-24” filmar no café a sua peça propagandista, na presença do autoproclamado “prefeito” de Donetsk, separatista Igor Martynov. Em resposta, as diversas “cabeças falantes” dos separatistas exortaram o fecho da empresa, propondo substituir o chocolate de Lviv pelo chocolate russo. No rol das acusações separatistas estava o facto de “Oficina” manter os preços apenas em moeda nacional ucraniana, hryvnia/UAH, ignorando os rublos russos e a sua direção apoiar as Forças Armadas da Ucrânia, informa a página 62.ua

Yana Zinkevych – batalha pela VIDA!
Duas horas antes de operação; um vídeo que termina com Glória à Ucrânia! (da Yana) – Glória aos Heróis! (do entrevistador). 
UPD: a operação de 7 horas (!) correu bem, a espinha dorsal quebrada da Yana foi afixada com auxílio de uma construção de titânio e cobalto. A nossa querida menina já recuperou os sentidos, sente muitas dores, como diz ela própria: "dói até ficar deitada, não de se mexer"... Já amanha (!) começará o curso de reabilitação, ainda hoje, às 20h00 (hora de Kyiv), Yana contará a sua experiência. Para já, Yana agradece todo o apoio e todas as orações que foram lhe dirigidas, ela acredita que foram, são e serão importantes para a sua recuperação. 
Yana já sente o apetite, comendo os morangos sem açúcar!

Sem comentários: