sexta-feira, dezembro 11, 2015

Nova revista ucraniana na Áustria

Muito em breve, na capital austríaca Viena, será lançada a primeira edição da nova revista ucraniana, chamada “Revista ucraniana. Áustria”, pensada em “miúdos e graúdos”.

A nova revista é publicada após uma longa ausência da imprensa ucraniana na Áustria, é às cores, terá 60 páginas e será dividida em duas partes (para mais novos e aos seus pais). O primeiro número abordará os temas como festas de Natal, política, economia, pessoas interessantes, história, moda e informação relevante. À partir da próxima semana a revista pode ser comprada nas lojas e quiosques de imprensa “Morawa”, na igreja ucraniana de São Bárbara e na Escola sabática ucraniana. A revista custará 3 Euros (Storinka.at).

Os ucranianos da Grécia
A Diáspora ucraniana na Grécia está ativamente presente na Internet com o seu projeto bilíngue Ukranorama (Ucrânia + Panorama), em forma da página Web, canal no YouTube e presença na rede social Facebook.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já li que na época do Império Austríaco Habsburgo haviam muitos rutenos (ucranianos) em Viena.

Jest nas Wielu disse...

é mesmo, pois "ruteno" era o termo usado para os ucranianos da Ucrânia Ocidental, que antes de 1919 pertencia ao império Austro-Húngaro; no entanto, neste caso, se trata da emigração recente, à partir de 1991, bastante diferente da emigração ucraniana no Brasil.