quinta-feira, dezembro 24, 2015

As histórias de soldados: a batalha pela colina 307,5 (Debaltseve)

O realizador ucraniano Ivan Kravchyshyn, em colaboração com a página Censor.net.ua, apresenta a sua nova curta documental do ciclo “Histórias de Soldados”. As estórias dos militares ucranianos que mostraram a sua coragem e as capacidades táticas e estratégicas no campo de batalha.

Como todas as guerras, a guerra russo-ucraniana é composta por um sem número de pequenas batalhas, cujos heróis e protagonistas, ficam muitas vezes são desconhecidos e até esquecidos.
O blindado T-64 dos russos-terroristas queimado
A curta que se segue é a história da batalha pela colina 307,5 nos arredores de Debaltseve em 25 de janeiro de 2015.  Nesta colina foi formado o ponto defensivo da 17ª Brigada de blindados do exército ucraniano, o nome de código “Valera” (Valério). O ponto foi reforçado com a unidade de mísseis guiados antitanque e morteiros SPG-9. Desde o dia 12 de outubro de 2014 no ponto foi colocado o pessoal do 3º pelotão da 1ª companhia do Batalhão de infantaria da montanha da 128ª Brigada das FAU (ler mais sobre a batalha).

O nosso filme mostra apenas uma parte da batalha, o episódio em que a infantaria ucraniana, armada apenas com SPG-9 e RPG-7, conseguiu aniquilar 4 (dos 5 presentes) blindados terroristas da unidade mecanizada dos mercenários russos “August” (2 T-64 e 1 T-72). Dois dos blindados russos foram aniquilados pessoalmente pelo sargento Borys Lysiy, que foi condecorado pela ordem militar “Pela Coragem” do 3º grau.
O sargento Borys Lysiy
A curta usa as imagens dos militares ucranianos e também produzidas pelos terroristas russos, para demonstrar a sua percepção real daquele mesmo episódio (fonte). Chamamos a atenção aos monólogos dos russo-terroristas (fardamentos negros e capacetes soviéticos dos operadores de blindados, momento 9´45´´):
– Fomos alvejados por um canhão de longo alcance!
– Eles são especialistas! Como eram vestidos?!

O sargento Borys Lysiy: “se eles [os terroristas] agissem como profissionais ... sem querer nos esmagar com as suas lagartas .... fariam isso sem nenhuma dificuldade...”
https://www.youtube.com/watch?v=jIk_UqRnRuw

Sem comentários: