quinta-feira, dezembro 03, 2015

A exibição “Projeção” na Presidência da Ucrânia

O fotógrafo e artista franco-ucraniano, Youry Bilak, apresenta a sua nova exibição chamada “Projeção” (PROJECTIO) no edifício da Administração Presidencial na cidade de Kyiv.
Ver outros trabalhos do artista: Donbas é Ucrânia; ler a entrevista com Youri Bilak em inglês.

RIP Ihor Smaha
Morreu o militar da 14ª Brigada mecanizada das FAU, o franco-atirador Ihor Smaha. A morte o apanhou em casa. Ataque de coração, tinha apenas 35 anos...

No dia 29 de setembro Ihor deixou a última postagem no seu perfil na rede social LJ, chamada “sobre a guerra”:

4. que exército temos? (É) diverso, como as pessoas no troleicaro. Diverso. Há heróis. Há cabrões. Há biomassa cinzenta mobilizada, levada à tropa pela polícia. Há saqueadores, há bêbados. Há voluntários románticos. Há homens trabalhadores normais que consideram a guerra como um trabalho necessário que eles, habitualmente, fazem bem.

Ihor era um destes trabalhadores da guerra, fazendo bem o seu trabalho, foi voluntário, serviu por quase um ano, faltou pouquinho para a desmobilização. Nunca ficava abatido, encontrava piada em todas as situações, tinha milhões de estórias, não ficava desesperado nas situações mais tristes, mantendo o olhar crítico e desapaixonado dos acontecimentos. No vida civil passou pelo boxe e era um jornalista desportivo brilhante...  

5. Voluntários. É possível combater sem eles. É possível. Mas os soldados estarão na merd@. Não é questão material, mas no apoio MORAL. No bolso da frente do meu colete prova-de-bala estão desenhos e cartas de crianças. E eles me protegem de forma mais segura do que as placas da blindagem.
Voluntários são os verdadeiros HERÓIS da frente de batalha. Até a sepultura vou lhes agradecer. No Donbas não lutam apenas os soldados. Lá lutam MILHÕES DE VOLUNTÁRIOS. Por isso, o nosso país, nós, milhares de soldados e milhões de voluntários, não seremos vencidos.

Orem pela alma imortal do Ihor Smaha!
Glória à Ucrânia!
Glória aos Heróis!

2 comentários:

Anónimo disse...

No Paraná existem membros da família Smaha - entre os quais, Edina "Dinha" Smaha, uma divulgadora do Brasil na Ucraína.

Jest nas Wielu disse...

Gratos, estimado anónimo, temos amigos com sobrenome Smaha no FB, mas o sobrenome não é tão raro como parece, podem não ter o parentesco imediato.