terça-feira, novembro 24, 2015

“Volte”: amor no tempo da guerra

No dia 16 de novembro na Internet foi apresentada a nova curta ucraniana “Volte”, dedicada às homens e mulheres da Ucrânia, os que defendem a sua Pátria com as armas nas mãos e as que os estão esperando em casa (até hoje o vídeo foi visto por quase 240.000 pessoas).

Os realizadores explicam que o seu trabalho é sobre a força da vontade, a fé e a capacidade de esperar, que nunca acaba. E, no entanto, este é um filme sobre o amor.
 faça click na imagem para ver o vídeo
Faça click na imagem para ver o vídeo
“Volte” é o primeiro trabalho no formato de curta-metragem do realizador ucraniano Andriy Kirilov, o resultado pode ser visto no canal do realizador no YouTube. A produtora, autora do texto e voz off, Tata Kepler escreveu o seguinte: Muita coisa queria escrever, mas estou tão nervosa que as letras se misturam na cabeça. Filmamos. É a primeira curta na minha vida. O resultado é muito honesto. Agradeço muito aos que acreditaram em nos e aos quem nos ignoraram. Conseguimos e gostamos do nosso resultado” (fonte).

A realização da curta contou com o apoio das fundações Wings Phoenix e Legião Ucraniana.    

Antitela “Nos Livros”
O grupo ucraniano Antitela (Anticorpos) apresentou o seu novo vídeo musical “Nos Livros”, a história do menino ucraniano que espera pelo pai que não voltou da linha da frente.

Na sua página oficial, o grupo explica por que razão considera o vídeo como um dos mais importantes da história da banda: “ele aprenderá todas as cores, números e letras, terminará a escola e a faculdade. Saberá mais sobre o amor e a amizade, alegria e decepção. Pode se tornar um grande inventor ou um famoso comediante, talvez escreverá um programa importante ou salvará a vida de alguém... Mas nunca conhecerá uma coisa – a voz do pai. A guerra tem muitos significados... Mas não pode justificar as lágrimas das crianças. Nunca!” – diz o vocalista da banda, Taras Topolia.
https://www.youtube.com/watch?v=MdnjXyrjG28 (ver a versão oficial)
A realização do vídeo esteve ao cargo do jovem realizador de Lviv, Volodymyr Shurubura (1983), que conta que se inspirou nos relacionamentos com o seu próprio filho de 6 anos e na obra “Um Mundo Perfeito” do realizador Clint Eastwood, escreve Vidia.org.

Bónus

A blogueira ucraniana Liza Bogutskaya explica popularmente as razões da situação complicada em torno de blocada energética e alimentar da Crimeia, a península ucraniana, temporariamente ocupada pela federação russa: “Então, “irmãos” russos, agora perceberam porque “Khrushev bêbado ofereceu Crimeia à Ucrânia”? 

Sem comentários: