terça-feira, novembro 03, 2015

Inverno em Fogo: Luta da Ucrânia pela Liberdade

“Inverno em Fogo: Luta da Ucrânia pela Liberdade” é um filme documentário sobre os protestos na Ucrânia (movimento Maydan), co-produzido pela Ucrânia, EUA e Reino Unido.

Dirigido pelo realizador israelita Evgeny Afineevsky e produzido, em parte, pela plataforma Netflix, o filme estreou-se em outubro de 2015 no serviço de streaming on-line, tendo exibido em vários festivais de cinema, ganhando o prémio do Público no Festival de Cinema Internacional de Toronto na categoria do Melhor Filme Documental.

O filme segue o período de 93 dias, de inverno de 2013–2014, descrevendo o movimento cívico na Ucrânia que de desobediência civil se transforma numa revolução, também conhecida como o movimento Maydan ou simplesmente Maydan.
A narrativa começa com o ataque da polícia de antimotim “Berkut” contra a manifestação pacífica dos estudantes na praça de Independência de Kyiv e termina com o derrube do regime do presidente Yanukovych e a sua fuga para Rússia. A narrativa se baseia nas entrevistas com ativistas, voluntários paramédicos, artistas, e sacerdotes que representavam diversas gerações de ucranianos, diversos classes sociais, origens étnicas e religiosas. O filme documenta a luta dos ucranianos pela liberdade, apesar de violência governamental, desespero, frio e a morte.

O “Inverno em Fogo: Luta da Ucrânia pela Liberdade” foi filmado pelos 28 operadores amadores (ver página do filme no site IMDB). A página brasileira Brasil Por Um Fio apresenta o filme em HD, dublado (dobrado) em português brasileiro e dividido em 8 partes (para ver, faça um click na ligação). 

Sem comentários: