domingo, novembro 01, 2015

1 de novembro na história da Ucrânia

Neste dia, em 1918, as unidades militares ucranianas tomaram sob o seu controlo os principais pontos da cidade de Lviv. Sob a Ratusha (Municipalidade) foi içada a bandeira da Ucrânia. O poder ucraniano foi proclamado na atual Ivano-Frankivsk, Rava-Ruska, Kolomyia e ouras cidade da Galiza oriental.
A proclamação do estado ucraniano nos territórios ucranianos da Áustria e Hungria. 19/10/1918
O poder austríaco em Lviv concordou em entregar o poder formal à Rada (Conselho) Nacional Ucraniano, assim, na Galiza ucraniana foi proclamada a República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR).  
https://www.youtube.com/watch?v=zemf6xroW7Y
Em janeiro de 1919, a ZUNR se uniu à República Popular da Ucrânia (UNR), criando, pela primeira vez em séculos, um estado ucraniano unido e unitário, originando o Feriado de Reunificação.

No dia 1 de novembro de 1944 morre o metropolitano Andrey Sheptytsky (1865-1944), o líder espiritual da Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGKC) entre 1900 à 1944, que arriscou a sua própria vida para salvar os judeus ucranianos durante a ocupação nazi da Ucrânia Ocidental (ler mais sobre Andrey Sheptytsky).

A influência do metropolitano Sheptytsky foi tão notável, que só após a sua morte, em março de 1946, o estado soviético, através de um “grupo de activistas”, auxiliados e dirigido pelos órgãos do partido comunista e pelo NKVD, decretou a “reunificação” da IGKC com a Igreja Ortodoxa Russa (IOR).
Cerca de 200 sacerdotes iniciaram a construção de uma estrutura da IGKC na clandestinidade (igreja de catacumbas). Durante mais de 40 anos, os sacerdotes, a Igreja e os fiéis foram obrigados a observar secretamente os rituais e as comemorações de sua fé, foram vítimas de perseguição religiosa e da repressão por parte das autoridades soviéticas. A Igreja Grego – Católica Ucraniana formalmente saiu de clandestinidade apenas em 1 de Dezembro de 1989.

Sem comentários: