sábado, outubro 10, 2015

Odessa: um tornado chamado Saakashvili

Mikheil Saakashvili, de braço estendido no centro, reclama a demolição de um muto ilegal, erguido no espaço público 
O ex-presidente da Geórgia, o inimigo íntimo do Putin, tornou-se o governador de província (oblast) ucraniana de Odessa, quer superar a corrupção na região e tem cem dias para produzir as ações espetaculares.

por: Hélène Despic-Popovic, Libération (França)
Mikheil Saakashvili e roqueiro russo Boris Grebenshikov
Em Odessa, o maior porto ucraniano no Mar Negro, a corrupção é sinónimo de imobiliário e alfândegas, apesar de todos os esforços para contê-la. E ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, o governador nomeado da região de Odessa por seu ex-colega da universidade de Kyiv, o presidente ucraniano, Petró Poroshenko, foi mandatado para pôr fim à essas práticas. Agora, é forçado de admitir, após cem dias no cargo: não haverá milagre local sem um aprofundamento das reformas em todo o país e uma redistribuição de competências à todos os níveis. É por isso que a equipa de jovens go-getters recrutados em Kyiv, Tbilisi e até mesmo em Moscovo pelo “tornado branco”, apresentou ao Parlamento (ucraniano) um “pacote de reformas em Odessa”. Uma espécie de credo liberal e ode à desregulamentação, que combina reforma do código do trabalho, simplificação dos controlos e procedimentos aduaneiros para a emissão de documentos, etc. Saakashvili, de 47 anos, tem um bom histórico: Geórgia, que tinha níveis semelhantes de corrupção aos outros Estados pós-soviéticos quando ele assumiu o poder (em 2004), tem agora uma das políticas menos corruptas na Europa (é pior do que a Finlândia, mas é melhor do que a Alemanha ou a França, de acordo com vários estudos).

Ler mais em francês “A Odessa, une tornade nommée Saakachvili”:

1 comentário:

Anónimo disse...

Ele precisa transformar odessa numa espécie de Dubai. Atrair sobretudo o turismo e, talvez, permitir os cassinos o que eh muito complicado devido a corrupção.