sexta-feira, setembro 11, 2015

O Parlamento Europeu pede a libertação do Sentsov, Savchenko e Kolchenko

Nas suas resoluções adotadas no último dia 10 de setembro, o Parlamento Europeu insta a Rússia a libertar o estoniano Eston Kohver e ucranianos Oleg Sentsov, Nadiya Savchenko e Olexandr Kolchenko. Apela também à libertação de todos os presos políticos no Azerbaijão e expressa a “profunda preocupação” com a situação dos direitos humanos e as liberdades fundamentais em Belarus.
A piloto militar Nadiya Savchenko
Os deputados exortam à Rússia a libertar Eston Kohver, Oleg Sentsov e Olexandr Kolchenko e garantir o seu retorno seguro à Estónia e Ucrânia, respectivamente. Eles também pedem a libertação de todos os cidadãos ucranianos ilegalmente detidos, incluindo Nadiya Savchenko, em linha com o pacote acordado de medidas para a aplicação dos Acordos de Minsk.
O cineasta Oleg Sentsov
O Parlamento “condena veementemente a flagrante violação da integridade territorial da Ucrânia e da Estónia através do sequestro ilegal de cidadãos de ambos os países para que eles pudessem ser acusados em um tribunal russo”. PE salienta que os tribunais russos não têm competência para julgar os atos praticados fora do território internacionalmente reconhecido da Rússia.
Um cartaz antifascista europeu em apoio ao Oleksandr Kolchenko
Os deputados exortam o Presidente do Conselho Europeu e o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança “para chegar à uma estratégia política abrangente, que permitiria que a UE recupere a iniciativa e prossegue com uma política mais clara em relação à Rússia”. Eles também pedem o Conselho “à estabelecer uma lista comum da UE dos funcionários responsáveis ​​pelo sequestro, detenção ilegal e condenação de Eston Kohver, Nadiya Savchenko, Oleg Sentsov e Olexander Kolchenko, para impor e implementar uma proibição, à escala da UE, de emissão de vistos à estes funcionários e a congelação dos ativos financeiros que eles, ou a sua família imediata, podem possuir na UE”.

Fonte:

Sem comentários: