sexta-feira, setembro 11, 2015

A vida burguesa do comunista milionário

O camarada Jerónimo de Sousa e casal burguês Symonenko: "os ricos também ficam tristes..."
O líder dos comunistas ucranianos, Petró Symonenko, visto muito recentemente em Portugal na festa do “Avante”, vive na Ucrânia a vida burguesa de um capitalista. Vejamos como amigo íntimo dos bilionários, Symonenko, conseguiu monetarizar a sua luta contra o capitalismo.


Embora o líder do KPU (PCU) se declara como único combatente contra os oligarcas, a sua vivenda, na aldeia de Horenka nos arredores de Kyiv, está em tudo semelhante às moradias capitalistas dos novos-ricos ucranianos. O terreno que ocupa o espaço de 1,37 ha, oficialmente pertence ao seu filho, Andriy e custa aos preços de mercado cerca de 1,5 milhões de USD.
Embora os moradores locais afirmam que o filho do líder comunista não mora aqui, pelo contrário, eles cruzam permanentemente com Petró Symonenko e com a sua jovem esposa (ex-amante Oksana Vashenko, com quem Symonenko teve a filha Maria quando ainda estava no casamento anterior).

Ao lado sua vivenda, cercada pelo alto muro branco, está um terreno do tamanho semelhante, que, como dizem os vizinhos, também pertence ao Symonenko. São quase 3 ha de terra nos arredores de Kyiv, nem todos os capitalistas possuem tanta riqueza.
A casa possui entre 2 à 4 pisos, tem cerca de 1500 m² e o seu preço de mercado é de cerca de 500.000 dólares. No terreno foram construídos dois lagos artificiais, decoradas as suas beiras, plantadas as árvores e os arbustos, construído um caramanchão, cuja entrada é guardada pelos dois leões decorativos.         

No terreno, comprado pelo Symonenko, existe uma casamata militar, usada na II G.M, pelo RKKA na defesa de Kyiv contra o avanço nazi.
Um dos vizinhos do Symonenko é industrial capitalista e bilionário Yuri Kosyuk, o proprietário do brandNasha Ryaba” que comercializa os frangos e os seus derivados. Desde que os dois se tornaram vizinhos, a empresa conta com o lobby político dos comunistas ucranianos.

Por exemplo, em 2006, no governo do Yanukovych, o KPU tinha a quota do Ministério da Agricultura, mas nenhum comunista ocupou o lugar. O lugar foi preenchido pelo co-proprietário da “Nasha Ryaba” e amigo do Yuri Kosyuk – Yuri Melnyk. Ou seja, os comunistas simplesmente tocaram ou venderam o lugar ao vizinho de seu chefe. Em contrapartida, no biénio de 2006-07, a construção da casa do líder comunista tive o pico da atividade.  
Em 2010 Petró Symonenko fez lobby infrutífero para colocar o membro do seu grupo parlamentar, Yuri Gaydaev, na posição do chefe do Comité Estatal de Medicina Veterenária. Posição necessária para favorecer a relação entre o Comité a a produção industrial da “Nasha Ryaba”.

Na sua declaração financeira de 2008, Symonenko mencionou 234.000 UAH (cerca de 29.000 USD) de ganhos pessoais, nenhuma conta no banco e nada de imobiliário. O que não explica a proveniência de fundos para os seus fatos “Brioni”, relógios de pulso e cintos caros ou as viaturas de luxo de marcas ocidentais.
Na aldeia de Horenka a autora ouviu que a casa ao lado, também pertence à família do Symonenko, nomeadamente ao seu filho Andriy (em 2010 o 1º vice-chefe da Agência estatal de investimento e desenvolvimento). Para já essa notícia não foi confirmada.

Fonte:

Sem comentários: