sábado, agosto 29, 2015

Ucrânia reduz a sua dívida externa em 20%

Ucrânia chegou finalmente à acordo com os credores internacionais para a reestruturação da dívida externa, em 20%, após seis meses de negociações durante as quais foi dificil estabelecer uma base de entendimento. Ucrânia conseguiu alcançar um acordo e evitar o incumprimento dos compromissos assumidos, para além de poupar cerca de 3,6 bilhões de dólares.

A ministra das finanças da Ucrânia, Natalie Ann Jaresko, explica os pormenores do acordo na sua página do Facebook.
O anúncio de um acordo histórico de reestruturação da dívida com o Comité Ad Hoc de Credores de hoje é um passo importante para alcançar a sustentabilidade da dívida e um retorno à prosperidade económica para Ucrânia. Este sucesso não teria sido possível sem o apoio activo do Presidente, Primeiro-Ministro e do Parlamento da Ucrânia, bem como dos nossos parceiros bilaterais e multilaterais internacionais.

Seis meses atrás, quando começamos as negociações com nossos credores, ninguém acreditava que seremos bem-sucedidos. Mas com muito trabalho, conseguimos alcançar o resultado desejado. Fizemos todos os esforços para evitar a default. Nós acordamos um corte de divida no valor de até 3,6 bilhões de dólares, ou seja, 20% do valor total da dívida (ucraniana) a ser negociado. Estes 3,6 bilhões que salvaguardamos ao povo ucraniano. Estes fundos podem ser canalizados ao financiamento das áreas mais importantes de nosso estado hoje – gastos sociais e de defesa nacional. Este acordo põe Ucrânia em uma posição especial: apenas um pequeno número de países foram capazes de chegar à acordo sobre a redução da dívida em uma situação similar.

Os pagamentos principais (cerca de 11,5 bilhões de dólares) foram adiados para o fim do programa do FMI de quatro anos e só vamos começar a fazer esses pagamentos em 2019. Este é o dinheiro real, que hoje podemos colocar a trabalhar para revigorar a economia da Ucrânia. Reduzir a nossa carga de dívida global irá reforçar a estabilidade macroeconómica da Ucrânia, acelerar nossa recuperação económica e fazer da Ucrânia um destino de investimento mais atraente.

Com o acordo a que chegámos com os nossos credores, o nosso país vai obter alívio financeiro significativo e ser capaz de voltar mais rapidamente ao crescimento económico sustentável.

De nossa parte, nós concordamos em aumentar ligeiramente o cupão, ou seja, a percentagem de pagamentos de juros sobre nossa dívida, de 7,2% para 7,75%. Mesmo após este pequeno aumento, a taxa de juros sobre nossa dívida continuará a ser consideravelmente menor do que dos empréstimos negociados pelo governo do Yanukovych. Por exemplo, em julho de 2012 ele recebeu um empréstimo de credores privados no valor de 2,6 bilhões de dólares à uma taxa anual de juros de 9,25%.

Também concordamos com nossos credores que, se depois de 2021 a economia da Ucrânia irá crescer mais do que nas previsões nossas e do FMI (mais de 3-4% ao ano), os credores participantes receberão pagamentos adicionais da Ucrânia. Ucrânia vai emitir novos títulos anexados ao crescimento do seu PIB. Estes títulos só serão aplicados à partir de 2021 e podem ser considerados uma ferramenta adicional para atrair os investimentos estrangeiros para a nossa economia. É uma (estratégia) "win-win" para a Ucrânia e para os nossos credores.

Como todos os ucranianos sabem, o ano 2014 e o primeiro semestre de 2015 foram extremamente difíceis para a nossa economia. Ucranianos pagaram um preço muito elevado por antigo regime repressivo e pela agressão russa em curso. O acordo de hoje com os credores é uma forma justa de compartilhar o fardo da dívida do país com os nossos parceiros e assegurar a participação de todos. Este acordo é um marco no caminho da Ucrânia à recuperação e marca o início de um novo período favorável ao desenvolvimento da nossa economia, criando as condições para o crescimento económico. Além disso, o negócio da dívida será uma ferramenta poderosa para estabilizar ainda mais a nossa moeda. Finalmente, este acordo nos dará tempo para continuar a implementar o programa ambicioso de reformas do nosso Governo.

Estou grata à minha equipa pelo seu trabalho extremamente duro e dedicação, cujo resultado é a assinatura deste importante acordo!

Ler a explicação mais detalhada do acordo em inglês:

Ucrânia multi-cultural

No dia de Independência da Ucrânia, no último 24 de agosto, no centro de Kyiv foram vistos os ucranianos de diversas origens étnicos e culturais que coloriram a festa do 24º aniversário da soberania do país (fotos@FB).

2 comentários:

Anónimo disse...

Você poderia me dizer onde fica o monumento do são Jorge atacando o dragão

Eh bem interessante! Bem representativo!

Jest nas Wielu disse...

cidade de Kyiv, rua Volodymyrska 33, edifício-sede do SBU (5 min. à pé da estação do metro Zoloti Vorota - Portões de Ouro)