quinta-feira, agosto 06, 2015

Obreiros da Revolução: Setor da Direita

A revista semanal ucraniana “Ukrayinskiy Tyzhden (Semana Ucraniana), dedica a sua próxima edição ao “Setor da Direita”, tentando olhar para estes obreiros da Revolução de Dignidade sem os óculos cor-de-rosa.

A jornalista Lera Burlakova tentou desvendar todos os segredos mal falados do PS, sim, estes realmente existem, mas não são tão maus como parecem aos oponentes dos voluntários ucranianos. Romko Malko conseguiu uma entrevista muito franca com o comandante do Corpo Voluntário Ucraniano (DUK PS). Denys Kazansky quase que escreveu o trabalho de doutoramento: “A imagem do Setor da Direita na imprensa russa, como a propaganda dá o efeito oposto”.

A ocupação soviética da Letónia
A 1ª página da voz do regime soviético, jornal "Pravda", do dia 6 de agosto de 1940, à exortar a decisão "livre" da Letónia
No dia 5 de agosto de 1940 (após a ocupação de facto, em 17 de junho de 1940), a União Soviética, incorporou o país ocupado no seu ordenamento jurídico. A ocupação da Letónia e de outros dois Países Bálticos nunca foi reconhecida de jure pela maioria dos países ocidentais. Pelo contrário, a Alemanha nazi, não apenas reconheceu a anexação, mas no decorrer da sua própria ocupação do país, em 1941 – 1945, considerava Letónia como o território soviético ocupado, de acordo com pacto secreto Molotov-Ribbentrop, assinado em Moscovo em 1939.
Bundesachiv-Bild: Estaline e von Ribbentrop no Kremlin, 1939

Sem comentários: