segunda-feira, maio 25, 2015

Ucranianos: NATO, União Europeia e corrupção *

http://www.iri.org/resource/first-ever-iri-ukraine-national-municipal-poll-ukrainians-deeply-concerned-over-corruption
O Instituto Internacional Republicano (IRI), uma respeitada ONG americana, acaba de anunciar os dados de um estudo de opinião massificado, conduzido em 22 cidades da Ucrânia, envolvendo mais de 17,000 respondentes (800 por cada região), para perceber a sua atitude sobre a política, corrupção, economia, NATO, União Europeia, Rússia, e diversas outras questões importantes. De fora ficaram as cidades de Lugansk, Donetsk e toda a Crimea. 

por: Mark Adomanis (o texto é apenas o resumo do artigo original)

Até que ponto Ucrânia atualmente é “incrivelmente dividida”?

O que mostra a realidade? Ao nível nacional, 57% dos respondentes votariam “sim” para aderir à União Europeia (apenas 13% escolheriam a “União Aduaneira” pró-Kremlin), quando 47% votariam “sim” para aderir ao NATO, contra 29% que votariam “não”.
As maiores diferenças regionais se manifestam na questão de aderência ao NATO, 51% das respostas “não” em Odessa e apenas 4% em Lviv. Quando à aderência à UE, enquando em Odessa, Kharkiv e Mykolaiv o número dos que desejam entrar na UE é de 30%, na região de Ternopil os sentimentos pró-Europa somam 92%.

Tudo isso, com praticamente nenhuma diferença estatística entre os ucranianos que falam ucraniano e os que falam russo, de acordo com Stephen Nix, o chefe do programa Euroasiático do IRI.
Será que Ucrânia é dividida? Sim. Mas muito menos do que anteriormente.

* O título do artigo é da responsabilidade deste blogue.

Ler o texto integral em inglês:
“The International Republican Institute Just Released A Fascinating Poll On Ukraine”
http://www.forbes.com/sites/markadomanis/2015/05/20/the-international-republican-institute-just-released-a-fascinating-poll-on-ukraine

Sem comentários: