domingo, maio 03, 2015

Ucrânia na II G.M.

"Lembramo-nos. Venceremos" em língua dos tártaros da Crimeia
Para Ucrânia, a II G.M. foi uma tragédia nacional, durante a qual, os ucranianos, privados da soberania e da Independência, foram obrigados à lutar pelos interesses alheios, inclusivamente matando outros ucranianos. Cerca de 6 milhões de ucranianos fizeram parte do Exército vermelho, 100.000 do Exército Insurgente Ucraniano (UPA) e 250.000 fizeram parte dos diversos outros exércitos aliados.

Em resultado da guerra e nos cativeiros nazis, morreram cerca dos 3-4 milhões de ucranianos (militares soviéticos, membros da resistência e civis); 4-5 milhões de civis morreram por causa do terror e fome nos territórios ocupados pelos nazis; até 5 milhões de pessoas foram levados contra a sua vontade para Rússia Soviética e para Alemanha Nazi, muitos dos quais nunca mais voltaram à Ucrânia. As perdas irrecuperáveis da população da Ucrânia (de diversas origens) é calculada em 8-10 milhões de pessoas.
As perdas materiais também foram avultados e perfizeram 285 biliões dos rublos da época. Mais de 700 cidades e vilas sofreram em resultado da guerra; foram destruídos ou danificados 5.600 pontes; 28.000 aldeias; 300.000 kolkhozes.

Mais informação:
http://www.memory.gov.ua/news/metodichni-materiali-do-vidznachennya-dnya-pam-yati-ta-primirennya-ta-70-i-richnitsi-dnya-perem

Materiais para descarregar (símbolos, vídeos, etc.):
http://www.memory.gov.ua/page/8-9-travnya-materiali-dlya-zavantazhennya

Mudanças no terreno 
O jornalista ucraniano Vakhtang Kipiani publica as duas fotos da cidade Mykolaiv, rua Lyagin, pequeno stand alguns meses atrás (as imagens de medalhas e a propaganda soviéticas, cores vermelhas e fitinhas de São Jorge, que hoje identificam os terroristas) e o mesmo stand hoje (as fotos reais da II G.M. e flor da papoila, o símbolo da memória da II G.M.), como se diz, “sintam a diferença”!
Recordar Odessa

Dado que os idiotas úteis novamente tentam usar as mortes em Odessa para provar improvável, vale à pena recordar como os patriotas ucranianos salvavam os idiotas pró-russos (2º vídeo) que se barricaram no Edifício dos Sindicatos, para depois não conseguirem abrir as portas e sairem do edifício, quando os mesmos provocaram o incéndio, atirando as bombas incendiárias do telhado do edifício, onde estavam barricados (1º vídeo em baixo).

Sem comentários: