terça-feira, maio 12, 2015

O bom Moskal ucraniano

https://www.facebook.com/hennadii.moskal
O general Hennadii Moskal, o chefe da administração civil e militar ucraniana da província de Luhansk, é conhecido pela sua postura digna e a língua afiada. No último dia 10 de maio o general-governador, como é conhecido, tive um encontro de trabalho com os contrabandistas. 
Nos arredores da vila de Komushuvakhy, apenas 10 km da linha da frente (pelo censo de 2001 lá viviam 2868 pessoas; 83,16% mencionavam ucraniano como a língua materna; 16,74% — russo; 0,1% — uma outra), o general apanhou dois camiões com a cerveja que os contrabandistas pretendiam levar para “lnr/rpl”. Os condutores se esconderam no bosque próximo, esperando pelo sinal da passagem limpa de irem ao território ocupado. Pelo caminho, eles passaram diversos postos de controlo e não foram parados. Pois a guerra para uns é comêrcio para outros (sim, na guerra também funciona a corrupção). “Parece assim, os separatistas nós (trazem) os bombardeamentos permanentes, que alvejaram quase metade da região e nós lhes (enviamos) a cerveja!”, escreve o general no seu Facebook.
No fim, o general apreendeu os documentos da carga, enviando os camiões à polícia de Lysychansk e Kramatorsk. Aos contrabandistas, que o tentaram ameaçar, o general Moskal disse simplesmente que “colocava o car@lho sobre as vossas ameaças”. No seu discurso “à Donbas”, Hennadii Moskal foi muito claro:

Sem comentários: