sábado, maio 23, 2015

Ciborgue Oleh Kuzminykh libertado e condecorado

O comandante do 90º Batalhão da 81ª Brigada das FAU, tenente-coronel Oleh Kuzminykh foi libertado do cativeiro terrorista, 124 dias após a sua captura nas imediações do aeroporto de Donetsk, quando em 20 de janeiro de 2015, a unidade por si comandada se desorientou naquela área num fortíssimo nevoeiro. 
O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko condecorou o coronel Kuzminykh com a ordem militar “Pela Bravura” do 3º Grau. Sabe-se que a sua libertação do ciborgue foi negociada pelo Centro de auxílio de libertação de reféns da secreta ucraniana SBU. Também é de domínio público que o coronel já se reuniu com a família, informa Hromadske.tv.
No twitter do presidente ‎@Poroshenko foi escrito em 23 de maio:
PP: Nós não abandonamos os nossos! Com grande prazer apertei a mão do Oleh Kuzminykh e lhe entreguei a Ordem “Pela Bravura”.

O irmão do coronel, Serhiy Kuzminykh, contou à televisão Hromadske TV que o seu irmão começou coxear após o cativeiro e agora sente as dificuldades de andar, embora no vídeo filmado pelos terroristas logo em 20 de janeiro de 2015 nota-se que coronel não tinha nenhuns problemas nas pernas. Além disso, a família do ciborgue foi obrigada à pagar aos terroristas um certo valor monetário: “pequeno para o resgate, grande, mas não grandioso para as benefícios”, – revelou ele à Hromadske.tv.
O terrorista "Givi" empunha uma pistola, ameaçando à matar o coronel Kuzminykh
É de recordar que os terroristas exibiram coronel Oleh Kuzminykh à turba de Donetsk como um trofeu da guerra, permitindo à populaça insultar e agredir o oficial ucraniano. O coronel Kuzminykh também foi vítima das tentativas de humilhação e do exibicionismo doentio do terrorista Mikhail “Givi” Tolstykh), que, espera-se, pagará em breve, pelos crimes da guerra, por si praticados (UPD: o terrorista “Givi” foi liquidado em Makiivka em 8 de fevereiro de 2017).  
"Feliz aniversário! O melhor filho, marido, irmão, pai. Nós te amamos! Aguente, ciborgue". Bilboard na cidade de Zhytomyr
Liquidação do terrorista Mozgovoy
Como informaram os diversos órgãos de comunicação social, no dia 23 de maio foi liquidado o terrorista Aleksey Mozgovoy (1975), fundador do bando terrorista “Prizrak” (Fantasma), ativo na região de Luhansk. 

O canal televisivo russo LieLifeNews, próximo das forças russo-terroristas, informa que a viatura do terrorista foi emboscada e metralhada perto da localidade de Mykhaylivka. Os atacantes liquidaram Mozgovoy, a sua “secretária de imprensa” Anna Gukova, entre três à seis guarda-costas, entre eles “Hols”, “Metla” (Vassoura) e o condutor-chefe da segurança do terrorista, conhecido pela alcunha de “Pesnya” (Canção).

Os terroristas apontam a ação do grupo de sabotagem, sem mencionar à que forças pertence o alegado grupo. Uma quantidade considerável dos comentários publicados nas páginas próximas dos terroristas acusa na morte do Mozgovoy o líder da “lnr/rpl” Plotnitsky, em conflito público, permanente e de longa data com o terrorista e com o seu bando.

Desde o fevereiro de 2015 Mozgovoy também se encontrava na “lista negra” da União Europeia.

Blogueiro

Respondendo ao nosso leitor anónimo que pedia para confirmar se “a novorossia foi desmantelada” (uatoday.tv), temos que dizer honestamente que ainda não, mas diversos últimos acontecimentos mostram que o projeto anti-ucraniano pode ser definitivamente fechado na sua ótica das “repúblicas populares”, na tentativa de usar as mesmas como as ferramentas de destabilização, mas já no interior da Ucrânia.

Sem comentários: