quinta-feira, abril 23, 2015

Ucrânia celebrará as vitórias contra exército russo na I G.M.


O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, assinou o Decreto sobre a homenagem aos Atiradores Ucranianos de Sich (USS) e do centenário da sua vitória contra as tropas russas na batalha de monte Makivka (Cárpatos Ucranianos), no decorrer da I G.M.
No texto do Decreto, explica-se a importância destes acontecimentos históricos:
Olena Stepaniv, a primeira mulher oficial do mundo, membro dos AUS

O decreto foi emitido, contando com o papel importante das formações dos Atiradores Ucranianos de Sich em renascimento das tradições militares nacionais, da sua participação activa na revolução ucraniana de 1917-1921 e no estabelecimento do Estado ucraniano no início do século XX”.
Nomeadamente, além de palestras tradicionais, exposições e congressos históricos, no âmbito deste Decreto, em maio de 2015 no monte Makivka na região de Lviv, irão decorrer os eventos comemorativos, com a participação ativa de diversos organizações juvenis da Ucrânia.

Além disso, Petró Poroshenko deu as orientações para batizar ou rebatizar as unidades militares ucranianas e as instituições de ensino em memória dos Atiradores de Sich.
Blogueiro

Os ferozes combates posicionais pelo controlo da monte Makivka decorreram entre 29 de abril à 4 de maio de 1915, durante a I G.M. Os combates opuseram a divisão austro-húngara de infantaria, comandada pelo Ignaz Edler von Fleischmann (1857-1929), que contava com sete centenas da 1ª e 2ª companhia dos Atiradores de Sich e o exército russo.
Memorial aos ucranianos caídos na batalha de Makivka
No decorrer dessa batalha as unidades ucranianas mostraram a sua bravura especial. Mais tarde, em 1917-1921, os veteranos da unidade participaram ativamente no estabelecimento e na defesa da República Popular da Ucrânia (UNR) e da República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR).
Arquiduque Wilhelm com camisa bordada ucraniana
Um dos membros dos Atiradores de Sich era Arquiduque Wilhelm da Áustria (Wilhelm Franz von Habsburg-Lothringen), também conhecido pelo seu pseudónimo ucraniano de Vasyl Vyshyvaniy (1895 – 1948).

Bónus
O Centro UA Crisis organiza em Kyiv a exposição fotográfica e leilão de caridade “Aeroporto”, da autoria do fotógrafo Sergei Loiko (24 de abril – 4 de maio), a entrada é livre.
https://www.facebook.com/sergei.loiko
A exposição é dedicada aos defensores do aeroporto de Donetsk, aos ciborgues ucranianos. Eles se tornaram uma lenda e as suas histórias ficarão com os ucranianos para sempre. As suas emoções e faces foram imortalizadas pelos objetivos do Sergei Loiko. Durante a exposição será realizado um leilão silencioso, onde poderão ser compradas as fotos exibidas. Todos os fundos recolhidos serão utilizados para fins de caridade.
Os ciborgues na exposição
Sergey Loiko no meio dos ciborgues, único vestido de civil
Local: “Casa da Ucrânia”, praça da Europa, Kyiv

Bónus II
Na foto em baixo está a franco-atiradora ucraniano-soviética Lyudmyla Pavlichenko (foto do museu de Odessa); quem conseguir perceber a sua semelhança com uma outra combatente ucraniana atual, recebera 100 pontos para o seu karma.

1 comentário:

Unknown disse...

Parecida com a Nádia...