sábado, abril 11, 2015

Moldova agradece: Takk, Norge!

www.purcari.md
Em setembro de 2013 Rússia novamente introduziu o embargo contra o vinho produzido em Moldova. Mais uma vez a chantagem económica foi usada para atingir os objetivos políticos. Mas desta vez a solidariedade europeia estragou os planos do Kremlin...
O monopolista norueguês de exportação e comércio de álcool, Vinmonopolet, aumentou a importação do vinho da Moldova. Agora, este país nórdico compra metade do vinho que anteriormente era exportado para federação russa. É de notar que cerca de 25% do PIB do país é representado pela produção vinícola.

Os vinicultores moldovos da Purcari prepararam um vídeo tocante com agradecimentos aos noruegueses. Eles falam em norueguês, claro, com um certo sotaque: «Nós nunca estivemos na Noruega e dificilmente alguma vez lá estaremos. Mas estamos orgulhosos que podemos fazer o vinho para vocês. Isso é muito importante para nós, depois da Rússia recusar o nosso vinho. Entendemos claramente que isso “não foi” uma decisão política. Os nossos pais e avôs faziam vinho. Fazemos vinho aqui desde 1827. Esperamos que vocês, noruegueses vão gostar do nosso vinho. Agradecemos por vocês decidirem provar o nosso vinho, deram nós a chance. Por isso colocamos no nosso trabalho todo o nosso amor e o nosso saber-fazer. Isso é muito importante para nós. Isso é muito importante para Moldova. Obrigado Noruega!»
Takk, Norge! #takknorge

https://www.youtube.com/watch?v=vBUekC1C_-w
Blogueiro

Este é o verdadeiro espírito da solidariedade europeia. A Europa Central e do Leste precisa de um comércio justo que permitirá às pessoas trabalhar honestamente, vender o fruto do seu labor e não ter medo do dia de amanha, em que por causa de uma exigência linguística ou uma outra política, o “grande irmão” cortará o abastecimento de gás ou deixa de comprar os produtos de exportação para “castigar” o espírito nacional deste ou daquele vizinho.
Realmente Takk, Norge! Compre mais!

Sem comentários: