sábado, abril 18, 2015

Militares americanos finalmente na Ucrânia

Com um certo atraso, os militares da 173ª Brigada do exército dos EUA, finalmente chegaram à Ucrânia, com a missão de treinar as unidades da Guarda Nacional da Ucrânia  

A notícia foi confirmada no twitter do embaixador dos EUA na Ucrânia, Geoffrey Pyatt:
Os paraquedistas da 173ª brigada dos EUA chegaram à Ucrânia para treinar os militares ucranianos.
Os treinos, com o código “Fearless Guardian” (Guarda Destemida), se destinam à formação da Guarda Nacional da Ucrânia, ao abrigo do recentemente aprovado, pelo Congresso norte-americano, Fundo de Contingência da Segurança Global. Ao abrigo do qual, os EUA irão treinar seis batalhões da GNU, durante o período de seis meses.

Os 290 paraquedistas americanos chegaram com espírito de querer passar os seus conhecimentos, mas de também de aprender com a experiência ucraniana de combater o exército regular russo e as suas unidades semi-regulares.
“Nós não só iremos ensinar aos nossos colegas ucranianos o que sabemos, mas também vamos tentar aprender com eles, tanto quanto pudermos”, – disse o capitão Matthew Carpenter, comandante da unidade B, citado pelo Army.mil
Os treinos irão começar no dia 20 de abril no Centro especializado de Yavoriv, na província de Lviv, na Ucrânia Ocidental, informa a televisão Hromadske TV.

Fotos @army.mil
Lenine finalmente goodbay em Kramatorsk (17.04.2015)
No espírito de descomunização do espaço público ucraniano, na cidade de Kramatorsk, na região de Donetsk, os ativistas locais desmontaram o monumento do Lenine, líder bolchevique, responsável direto da guerra de ocupação contra a 1ª República ucraniana (1917-1919).
Os ativistas já tentavam derrubar o monumento por diversas vezes, mas, por razões várias, isso não foi possível até agora. Anteriormente, o monumento foi pintado às cores nacionais da Ucrânia.
Como é possível notar no vídeo, a desmontagem aconteceu rapidamente, na atmosfera festiva e sem nenhum incidente. Tal, como se escreve na Internet ucraniana, o território onde os monumentos do ídolo bolchevique foram derrubados, definitivamente se tornam os territórios mentalmente ucranianos, deixando no passado a mentalidade soviética e pós-soviética.
Foto @Andriy Romanenko 

Sem comentários: