quarta-feira, abril 01, 2015

Junta und Vata: evolução ou morte!

No dia 31 de março em Kyiv, no Centro da Arte Moderna (CAM) M17, se deu a antestreia da exposição “Junta und Vata”, da autoria de dois artistas contemporâneosIvan Semesyuk (Ucrânia) e Anton Chadsky (Rússia).
"Espere aí, moscovita": pássarobandera
"Ninguém além de nos" / "Para-quedistas rasgarão todos 2015"
O conceito da exposição está na compreensão da ironia das dimensões mitológicas da guerra informativa e cultural que se trava simultaneamente com a intervenção militar direta russa no leste da Ucrânia. Dois artistas contemporâneos, ucraniano e russo, demonstram como a atualidade criou os novos símbolos, personagens e significados. “Vatnik” do Anton Chadsky é uma personagem sarcástica, irritada, agressiva na sua crítica intransigente. “Banderyk” do Ivan Semesyuk tem a imagem oposta, rica em humor benigno e uma esperança otimista de vitória.
"A junta malvada avança aos moscovitas"
"Lutem - Vencerão" 
“Diante de nossos olhos se movimenta uma batalha impressionante entre duas mitologias opostas, duas diferentes tradições heróicas, com visões distintas sobre o herói, com diferentes motivações, com diferentes fundamentações culturais. As relações russo-ucranianas vivem Ragnarök – o tempo da batalha final que decidirá bastante os nossos destinos futuros”, – explicam os criadores deste incrível projeto cultural.
"Junta-vos!"
Banderyk é uma espécie de antítese ao vatnik, na forma, no conteúdo e no sentido emocional. Banderyk deseja as coisas simples – a sua terra, a sua própria casa, a sua esposa, a sua arma, e vocês, seus queridos visitantes vatniks podem ir para o c@ralho! Não desejamos as coisas alheias e não entregaremos o que é nosso. Mas o mais importante – banderyk se percebeu que sem as dolorosas e muito rápidas mudanças não acontecerá nada, e é por isso o seu slogan atual – evolução ou morte! Se mude flexivelmente e ganharás certamente! Nisso está a antítese total ao vatnik, criatura incrivelmente conservadora, áspera, tradicionalista e degenerada”, – diz Ivan Semesyuk.
"Os f0de. Folk Magic: 2015": banderboy
Anton Chadskyy (o artista russo que teve de fugir da Rússia para Ucrânia por causa da criação da imagem do “vatnik”), desconstrói a sua própria personagem:

Vatnik nasceu em 2011 como uma imagem coletiva dos nossos contemporâneos, representante do chamado “mundo russo”. Ele incorpora todas as características de um patriota russo típico: a estupidez, a hipocrisia, a falsidade, a intolerância, a agressão, a submissão à autoridade.
Vatnik típico no acto de amor fraternal, autoria @Internet
Vatnik odeia Ocidente, o considera como o principal inimigo que procura destruir a Rússia, impondo os seus valores e a democracia. Vatnik acredita que a Rússia possui a sua própria “terceira” via civilizacional; o principal objetivo dessa via – ser “temido e respeitado”. Ao mesmo tempo, vatnik imagina-se como indivíduo superiormente espiritual e moral, cercado pelos imorais, depravados e homossexuais pedófilos ocidentais.

A sociedade russa moderna está representada, na sua maior parte, exatamente por estas personagens. [...] A origem do sentimento vatnik dos adeptos do “mundo russo” encontra-se no seu profundo complexo, ressentimentos históricos e no sentimento de inveja para com os vizinhos melhor sucedidos. Vatnik se sente de alguma maneira privado, ele inveja os padrões de vida dos países ocidentais, embora, é claro, nunca irá reconhecê-lo.

O que vatnik não consegue alcançar ele quer destruir. Disso advém a tal paixão dos vatniks pelas ameaças militaristas, exaltação das suas antigas e bastante discutíveis vitórias, o desejo de começar uma guerra “de destruição”. Vatnik é capaz aos actos mais hediondos, ao terror, à violência; na sua alma primitiva e bárbara ainda ecoa o grito de guerra da Horda de Ouro, dos mongóis nómadas, dos ancestrais criadores da Moscóvia e da Rússia moscovita...”

Local e datas:
Kyiv, rua Antonovych (ex-Gorky), № 104
Aberto ao público geral entre 1 à 6 de abril, das 11h00 às 20h00
Informação adicional: info.press.m17@gmail.com ; + 38 095 5348783 (RP / Dária Kushelevska)
Mais info: Fonte 1; Fonte 2

Bónus
Trolling do 80º nível do ucraniano PrivatBank (2014) e Dmytro Yarosh visto por um artista japonês (2015)

Sem comentários: