quarta-feira, abril 29, 2015

“Centena Celestial”, o filme do Christian Seidel

O famoso escritor e produtor televisivo alemão, Christian Seidel, fez em 2014 um filme sobre os acontecimentos na Maydan (praça de Independência de Kyiv), dedicado às vítimas dos franco-atiradores governamentais e às suas famílias.

O filme mostra e humanisa os heróis ucranianos caídos, hoje conhecidos como a “Centena Celestial”. Nos encontros emocionais entre o realizador e os familiares daqueles que morreram no centro de Kyiv, podemos sentir o humanismo dos que deram as suas vidas pela Ucrânia. O filme é sobre a Revolução de Dignidade (movimento Maydan) e sobre o preço que foi pago para o triunfo desta mesma revolução. Como escreveu um dos diários mais influentes da Alemanha,  “Süddeutsche Zeitung”: “O filme nós toca até as profundesas da alma”.
Christian Seidel sobre o seu filme:
Quendo eu, quase casualmente se encontava em Kyiv no início de 2014, começei filmar aquilo que via, pois fiquei muito emocionado pelos encontros com as diversas pessoas e por aquilo que presenciei.
Testemunhei como no dia 20 de fevereiro de 2014, os franco-atiradores e (polícias) “Berkut”, participando numa orgia-assassina sem precedentes, mataram as pessoas indefesas. Isso, mais a propaganda mentirosa, que começou à seguir, me tocou sobremaneira. Senti a necessidade de fazer o filme, onde poderia mostrar que pessoas estavam na Maydan, principalmente as vítimas indefesas dos assassinatos em massa, chamados pelo povo ucraniano de “Centena Celestial”. Não, eles não eram terroristas ou fascistas, como diz a propaganda russa. Essas pessoas, as suas famílias – esposas, filhos, estão no centro da atenção deste filme documental...

Fiz o filme que queria, tal como sempre quiz faze-lo. Quero dizer, não tendo nenhum cliente, a película foi feita de forma absolutamente independente de qualquer interferência, sem exigências sobre o seu conceito, etc.”
Ver a versão integral do filme no YouTube (81´13´´):
https://www.youtube.com/watch?v=smIv_gguEP4

1 comentário:

Anónimo disse...

Vejo so:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-04-28/militante-brasileiro-na-ucrania-fica-gravemente-ferido-durante-missao-em-donetsk.html

Justica feita! Sabiamos que isso iria acontecer!