domingo, março 29, 2015

«Mina»: primeira curta ucraniana da zona de OAT

Os criadores da primeira curta-metragem ucraniana,Mina”, filmada na zona de OAT no leste da Ucrânia, procuram os patrocinadores dispostos à apoiar o filme financeiramente. Embora o crowdsourcing já rendeu 74% do valor necessário, vocês ainda têm a possibilidade de participar no projeto e até receber uma prenda ligada ao filme.

Durante quase um ano a guerra contra o terrorismo decorre no leste da Ucrânia. Mas as notícias da imprensa ucraniana e internacional não conseguem transmitir as emoções e choques que se vivem, de forma diária, no epicentro do conflito. Talvez por isso, muita gente na Ucrânia e na Europa encara a guerra ucraniana como algo longínquo e impessoal.

Os realizadores da película pretendem que o espetador mergulhe na realidade em que vivem milhões de ucranianos. O filme “Mina” é a primeira tentativa de mostrar a realidade através da arte, forma que sempre foi mais simples e mais acessível à compreensão humana.
Sinopse
O jovem pintor Gennadiy, sentindo a pressão e incompreensão por parte da sua namorada, família e os vizinhos da zona rural do Donbas, no meio da guerra ucraniana, decide deixar tudo por trás e ir embora para sempre. Pretendendo viver em paz, realizar o seu potencial criativo e seguir as convicções de cidadania, jovem decide viajar para Kyiv. Nesta caminhada ele supera, um por um, todos os entraves que aparecem no seu caminho. Quando faltam apenas algumas horas para a partida do autocarro que o levará para um futuro melhor, aparece um obstáculo verdadeiramente considerável, com o poder real de acabar com a sua vida...

O que já foi feito?
Foi reunido um elenco, escrito o guião e feitas as filmagens que decorreram nas zonas libertadas da província de Donetsk: em Sloviansk, Semenivka, Artemivsk, Siversk e Sviatohorsk. A equipa testemunhou os resultados dos combates, tive a oportunidade de conversar com os moradores locais. Os episódios na aldeia de Semenivka e na cidade de Sloviansk, alvos de bombardeamentos russos, foram filmados sem uso de efeitos especiais.   

Onde serão usados os fundos?
De momento, o filme está no estágio da «pós-produção» (montagem, coreção de cores, efeitos especiais, dobragem, som, criação de textos e animação). Planeia-se usar os especialistas que irão garantir a melhor qualidade de trabalho. Além disso, os fundos serão usados para a apresentação do filme na Ucrânia. Os realizadores querem reunir 84.000 UAH (cerca de 3.500 USD) e contam para isso consigo!
Planos
Planeia-se exibir o filme no festival de Cannes. Além disso, existe o acordo com o produtor americano Tony Scotti que pretende levar o filme aos festivais de Sundance, AFI, Berlin, Toronto, Palm Springs, Raindance, Encounter, muitos dos quais são etapas à percorrer na qualificação ao prémio Óscar (na categoria das curtas-metragens).
Ver e doar:

Made in Ucrânia

O catálogo dos produtores ucranianos «Feito na Ucrânia» é um projeto de reunir e divulgar os fabricantes dos produtos ucranianos. Neste momento, em 15 categorias principais, são reunidos 960 fabricantes, diariamente este número aumenta. Além dos produtores, o catálogo publica permanentemente a informação sobre os seus produtos. A página do projeto pode ser consultada em ucraniano, belaruso, inglês ou russo: http://madeinua.org/catalog

Sem comentários: