domingo, março 01, 2015

Ivan “Doberman” Shostak: o ciborgue sem medo

O ciborgue Ivan “Doberman” Shostak que se tornou famoso pela sua bravura e uma postura destemida face ao interrogatório ilegal do canal propagandista russo “LieLifeNews”, necessita urgentemente da nossa ajuda e colaboração.


Calmo e quieto, um verdadeiro guerreiro, o ciborgue Ivan “Doberman” Shostak era condutor do blindado ligeiro multifunções MT-LB que garantia a rotação dos militares ucranianos no aeroporto de Donetsk. Arriscando a sua vida constantemente: 26 minutos na ida e os mesmos 26 minutos na volta.

Ivan Shostak também evacuava do aeroporto os feridos, levava os mortos, trazia reforços, munição, água e mantimentos. O condutor sem medo, ele, por vezes, viajava na escuridão total, alvejado pelos terroristas, abrindo as "sobrancelhas" da sua viatura apenas por breves instantes, se orientando pelo relevo do caminho...

Pela última vez, ele trouxe aos ciborgues que defendiam a nova terminal, os mantimentos e os reforços. Naquele dia morreu o seu colega-condutor Volodymyr. Os terroristas esperavam por eles e atiraram os explosivos no telhado da viatura. A explosão arrancou a mão do Volodymyr, o blindado ardeu. Ivan consegui retirar o colega, tentou saturar a ferida, dava água ao seu companheiro e ficou até o fim, até a morte dele...       

Passou três dias no aeroporto. Com a mão ferida, debaixo dos escombros, sobreviveu e caiu no cativeiro separatista, após estes dinamitaram a estrutura do terceiro andar do aeroporto. Na sua presença, o cabecilha dos terroristas, “Givi” (Nikolay Tolstyh), assassinou dois ciborgues feridos. Ivan Shostak foi tratado no hospital de Donetsk e entrou na lista dos prisioneiros à serem trocados...
Ferido, Ivan é interrogado pelos propagandistas da LieLifeNews...

Ivan é natural da província de Kyiv, tem 32 anos e é pai de duas crianças: Ana de 6 anos e 4 meses e Mykola de 2 anos e 4 meses. Antes da invasão russa trabalhou como motorista, foi mobilizado às FAU no dia 29 de agosto de 2014. Serviu na 80ª Divisão aerotransportada.

Neste momento está internado no hospital militar de Kyiv, ainda existe o perigo de amputação da mão ferida. Recebe os pensos diários e sanação sob narcose. A sua esposa Natália está grávida do terceiro filho.

A nossa obrigação é ajudar ao Ivan e à sua família!  

Banco PrivatBank: cartão 5168 7554 0580 0786 (Shostak Natália)

Os novos oficiais da Ucrânia

Os jovens cadetes ucranianos que no início de 2014 cantaram o hino da Ucrânia, em Sebastopol já ocupada pelos invasores russos (vídeo em baixo), se tornaram tenentes, 4 meses antes de previsto (FONTE).
Centro Ucraniano de Mobilização


Ao pedido dos nossos leitores: o Centro efetua as consultas e auxilia os voluntários na sua colocação nas unidades voluntárias, estruturas das FAU e da Guarda Nacional da Ucrânia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Textos muito bons:

http://darussia.blogspot.com.br/2015/02/blogue-do-leitor-ucrania.html

http://observador.pt/opiniao/receio-que-putin-me-assassine/