sexta-feira, fevereiro 06, 2015

FAU: o novo fardamento e equipamentos

Um dos elementos da guerra informativa movida contra Ucrânia é a tentativa de descrever as suas forças armadas como “esfarrapadas, mal armadas e mal-nutridas”, que sonham acordados de fugir do campo de batalha.

Para disseminar essa ideia, os trolls de Kremlin usam a tática de compaixão, agitando e reclamando nas redes sociais, muitas vezes em ucraniano, usando, habitualmente, as disfarces femininas e promovendo o discurso dos “coitados”: “ah, coitaditos dos nossos rapazes, estão lá no frio sem comidinha e sem as roupinhas adequadas...”

A realidade, embora longe de ser cor-de-rosa, porém é bem diferente, o pessoal abrangido pela 4ª onda da mobilização que se apresenta nos Centros de treino das FAU, recebe os novos fardamentos ucranianos e diversos elementos de equipamento tático.

A reportagem que se segue foi feita no 184º Centro de treino da Academia do Exército “Hetman Sahaydachny”. Comparando com as primeiras mobilizações, atualmente o equipamento que recebem militares chega praticamente aos patamares das normas da NATO.

Únicos anacronismos são potes, funis, canecas e colheres, bem como as bolsas de oficiais de estilo antigo. São mais confiáveis e convenientes do que as peças semelhantes de fabrico estrangeiro.

O resto é novo. Assim, oficial, recebe um casaco e uma espécie de sobretudo, a farda de combate de duas peças, as cores chamadas “pixel militar”. A nova farda de combate é produzida na Ucrânia, nas fábricas de Cherkassy, Kyiv e Kharkiv, atualmente é distribuída para reequipar o exército. Oficial também recebe alguns pares de meias, cinto e um par de roupa interior de fabrico nacional. Além disso é lhe entregue o conjunto de proteção contra vento e humidade, composto por casaco e calças, da mesma cor com a farda de combate.

Cada conjunto também possui os itens que as FAU receberam como ajuda dos parceiros ocidentais. Por exemplo, roupa interior, toalhas, meias e luvas do exército polaco. Para a proteção da cabeça e pescoço os oficiais levam um gorro do tipo “buff”. Todas os pertences são colocados na mochila polaca com a capacidade de 55 l. Os sargentos e soldados recebem a farda de combate e botas impermeáveis fornecidos pela Canadá.

Os mobilizados estão satisfeitos. Observam que agora o exército ucraniano tem uma aparência decente e combativa. E que os produtos militares ucranianos adquiriram a qualidade desejável.

Fonte:

Outro tema usado na propaganda anti-ucraniana e falsamente pacifista é a alegada ausência dos filhos e outros familiares dos governantes ucranianos na zona da OAT.

Koshulynskyy durante Maydan, primeiro à esquerda. com cabelo grisalho
No entanto, o ex-vice-chefe do parlamento ucraniano, Ruslan Koshulynskyy, foi chamado às FAU no âmbito da quarta onda de mobilização. Depois de passar o curso de formação de 26 dias no polígono de Yavorivsky, na região de Lviv, Koshulynskyy seguirá para a frente de combate. Juntamante com ele foram mobilizados dois outros ex-deputados do VO Svoboda (Liberdade): Oleksiy Kayda e Markian Lopachak.
Koshulynskyy no polígono militar, 2º à direita
Após a não passagem do partido pela barreira dos 5% ao novo parlamento da Ucrânia, Ruslan Koshulynskyy encabeçou a direção regional do VO Svoboda em Lviv. Na entrevista à edição Vgolos.com.ua ex-governante explicou: Neste momento me encontro no polígono de Yavorivsky, onde juntamente com os colegas renovo os conhecimentos adquiridos durante o serviço militar ativo no final da década de 1980, quando eu era um artilheiro-operador de canhão. Essa era a minha especialidade militar. Por isso, agora, no Comissariado militar, pedi para ser colocado na artilharia do exército”.

Sugestões para o seu fim-de-semana

Portugal, Lisboa: o comício em apoio à Nadia Savchenko, no domingo, 8 de fevereiro, às 11h30, na Praça Don Pedro IV (Rossio)

Portigal, Porto: o comício em apoio à Nadia Savchenko, no domingo, 8 de fevereiro, às 14h00 na Praça da Liberdade.

África do Sul, cidade de Cabo: exposição da pintura da ucraniana Anastasiya Yakunina, conhecida pelo seu nome artístico de AnaKuni, entre 5 à 26 de fevereiro, no espaço CAAM Collective Gallery Hudson Streed, De Waterkant, Cape Town. Informações pelo telefone 00 27 0767336339 e no blogue da artista.

Sem comentários: