sexta-feira, dezembro 26, 2014

Ucrânia e terroristas trocam os prisioneiros

Os prisioneiros-terroristas aguardam a troca
Hoje, 26 de dezembro de 2014, decorreu a troca de prisioneiros entre Ucrânia e os grupos terroristas “lnr” e “dnr”. A troca decorreu no território neutro sob a fórmula de “todos por todos”: 152 ucranianos pelos 223 terroristas (de facto, foram libertados 146 ucranianos, entre eles 79 voluntários do batalhão “Donbas”; o mais velho dos ucranianos nasceu em 1952, o mais novo em 1991; outros 4 poderão ser livres no dia 27 de dezembro).

Nas vésperas foi acordado que os jornalistas não estariam presentes nesta troca para não atrapalhar o processo. No entanto, os jornalistas russos violaram o acordo, aparecendo no local, informou o secretário de imprensa do Centro Unido de Coordenação de troca de prisioneiros do Ministério da Defesa da Ucrânia, Kostiantyn  Zahorodko.
Em Kyiv os ucranianos liberados foram recebidos pelo presidente Petró Poroshenko
Markian Lubkivskyi, o assessor do chefe do SBU, confirmou que Ucrânia, por receio de complicar o processo não permitiu o acesso dos jornalistas ucranianos ao local de troca:

“Seremos capazes de falar sobre o números exatos apenas quando o procedimento terminar. Peço compreensão de todos, o procedimento está decorrer nas condições muito difíceis”, – disse Lubkivskyi na entrevista à Hromadske.tv
79 voluntários do "Donbas" libertados já se encontram na sua base nos arredores de Kyiv
Aos quem quiser criticar Ucrânia pela troca “desequilibrada”, queremos recordar a troca de Gilad Shalit por 1027 palestinianos, decorrida em 2011. Também é verdade que até recentemente se falava em mais de 500 ucranianos em poder dos terroristas, mas não possuindo a plenitude de informação classificada não devemos se apressar em críticas fáceis às autoridades da Ucrânia.
  
Os livros aos ciborgues

A ativista ucraniana Vira Savchenko (a irmã da piloto ucraniana Nadia Savchenko), pede apoio para os ciborgues que defendem o aeroporto de Donetsk. Desta vez, os ciborgues pedem livros, as obras da poetisa Lesya Ukrayinka, Mykhailo Kotsiubynsky, outros clássicos da literatura ucraniana. Quem quiser ajudar contactem Vira, aceitam-se os envios via Western Union (país: Ucrânia; cidade de Kiev; à quem: Vira Savchenko; ajuda aos amigos ou familiares).

Não esquecem que a sua irmã, Nadiya Savchenko, piloto ucraniana capturada pelos terroristas e entregue por estes às forças de ocupação russas, desde o dia 13 de dezembro está em greve de fome na cadeia moscovita, a sua única condição para parar a greve é a sua imediata libertação da cadeia!

Volodymyr Rybak, assassinado pelos terroristas e Ihor Slavhorodskiy, de boné, janeiro de 2013
Aos 52 anos morreu o líder da organização regional de Donetsk do partido VO Svoboda, Ihor Slavhorodsky. Nascido em 1963 na cidade de Horlivka, ele foi mineiro, desde 2013 trabalhou como assessor do deputado do seu partido ao Parlamento ucraniano. Durante os acontecimentos do Euromaydan, Ihor Slavhorodsky coordenava os protestos na região de Donetsk, após o início da OAT participou na criação da rede dos voluntários de ajuda ao exército ucraniano.

Também quer ajudar?
SOS Exército; Feather Phoenix; Tetiana Rychkova    

Sem comentários: