segunda-feira, dezembro 15, 2014

Exército felino da Ucrânia

Os gatinhos "Grad" e "Uragan": os carrascos felinos ucranianos
Cada posto de controlo das forças ucranianas na região de Donetsk têm o seu próprio gato. São todos amados e cuidados. A gata que aparece em baixo, agora está nas operações militares nos arredores de Mariupol.

O texto e fotos por: Nataliya Zubar (o título é da responsabilidade do nosso blogue, a foto dos gatinhos “Grad” e “Uragan” pertencem à comunidade Ukraina edyna krajina).
  
A gata de combate não é uma metáfora. Os gatos do Exército são psicólogos ou uma espécie de “felicidade andante”, como disse um comandante de batalhão. Os gatos também caçam os ratos e ratazanas que estão às centenas nos postos militares nas estepes da Ucrânia.

Além disso, os gatos e as gatas sentem as explosões antes dos humanos. Eles detectam os estranhos e avisam do perigo próximo. Os gatos também são verdadeiros especialistas em recursos humanos, mostrando com o seu comportamento o estado mental dos combatentes. Um psicólogo militar disse que pelo comportamento de um gato ele consegue avaliar imediatamente o estado psicológico em que se encontra um militar, além do tipo e da necessidade de assistência que este, porventura, precisa.

Quando o exército ucraniano assume uma nova área, as tropas imediatamente iniciam a busca pelos gatos locais. Quando o exército se retira, os militares querem garantir que todos os seus gatos são deixados em boas mãos. “O gato de um posto de controlo está à procura das boas mãos”, – os anúncios deste tipo são encontrados regularmente nas redes sociais e nos apontamentos dos militares e voluntários ucranianos. Essa é a proposta do nosso amigo Vitaly:

O número de cães que participam em acções militares é muito menor. Um cão tem de ser bem treinado para evitar os latidos desnecessários. Os gatos do exército não fazem barulho. O vídeo que se segue mostra um gato local, simplesmente andando numa posição de combate nas estepes da Donetsk, divertido e alegrando os militares ucranianos.
https://www.youtube.com/watch?v=4BFDJm4EfFg

O voluntário da EuroMaydan de Kharkiv, Ivan Kravchenko, escreveu: “Nós temos um monte de gatos. Dois deles eram gatos selvagens puros, 8 quilos cada um, o resto são pequenos gatinhos de 4-8 meses. Onde quer que estamos estacionados, os gatos vêm até nós por conta própria. Este cinza-branco, escondeu-se hoje debaixo da cama 10 segundos antes da explosão. À partir de agora vamos chamá-lo de um Barómetro de Bombas”.
"Barómetro de bombas" à descansar
Os voluntários que se deslocam através dos territórios ocupados afirmam que eles têm visto um monte de cães selvagens nos postos de controlo dos separatistas, mas não há gatos. Descobriu-se que há uma razão para isso. Esta razão não é nada agradável.

Uma vez visitei um posto de controlo longínquo, para encontrar um gatinho para os soldados. Não havia nenhum por perto, mesmo nas latas de lixo. Os separatistas usaram todos os gatos para limpar as armadilhas. Eles colocavam nas caudas dos animais a gasolina ou a terebintina e mandavam os à correr na direção de armadilhas, a fim de provocar as explosões. Para que os animais não hesitassem, os terroristas acendiam as suas caudas e até colocavam nelas os paus. Desta maneira, os terroristas exterminaram todos os gatos nas vizinhanças.

O Exército ucraniano tem uma abordagem bem diferente para com estes animais misteriosos. Os militares ucranianos até estão mais perplexos pelas atitudes desumanas dos separatistas em relação aos animais do que contra os outros humanos. Pois, os animais não são capazes de se defender. Quando perguntamos aos soldados por que eles teriam mais pena de um gato do que de um ser humano (a morte dos gatos salvaria as vidas humanas), eles respondem que um soldado sempre tem uma escolha de combater ou não, já um gato não tem esse privilégio. Isto é o que faz a diferença entre eles.
Os dois carrascos ucranianos no metro de Kyiv 
Debatendo estas fotos, um dos meus amigos, notou que estas estórias “de-humanizam os separatistas”. Tendo visitado todas as áreas de combate na região de Donetsk, reuni bastantes dados que confirmam, os nossos adversários são muito bem sucedidos em sua própria de-humanização.

A utilização de animais para fins militares tem a sua própria história no exército soviético e russo. Dê uma olhada rápida neste artigo sobre o cão antitanque, a história é para maiores de 16 anos.

A blogueira ucraniana Sonia Kagna escreveu: “Não poderá haver dúvida de que Ucrânia irá ganhar, porque é impossível derrotar um exército de gatos. Alguma vez você já tentou que o seu gato faça algo que ele próprio não quer?”
O blindado ucraniano "Gatinho" 
Hoje em dia, os veículos blindados do Exército ucraniano são chamados de “gatos” e “gatinhas”. Os militares contam que um gato saltou para dentro do blindado ucraniano e agora acompanha os militares nas suas patrulhas regularmente.

Fontes:
http://maidanua.org/2014/12/ukrajinska-kotyacha-armiya-za-scho-vijskovi-postavlyat-pamyatnyky-kotam (ucraniano) 

Sem comentários: