sexta-feira, dezembro 19, 2014

Cazaquistão condena o mercenário fugido da Ucrânia

No Cazaquistão foi julgado e condenado à 5 anos de cadeia o cidadão nacional que participou na guerra de desestabilização na Ucrânia, fazendo parte do bando terrorista internacional, informa agência Tengrinews.kz

No dia 15 de dezembro, a juíza Galina Bylkilova, do Tribunal № 2 do bairro Saryarkinsky da capital do Cazaquistão, Astana, considerou o réu, Evgeni Vdovenko (30), ao abrigo do artigo 162, 1ª parte, do Código Penal casaque, “participação nos conflitos militares estrangeiros”, como culpado e o condenou à 5 anos da cadeia severa. Embora a decisão ainda não transitou em julgado e pode ser contestada nas instâncias superiores.

O julgamento começou no dia 12 de dezembro, foi rápido e parcialmente fechado à imprensa, o tribunal considerou provado que o réu participou nos combates no leste da Ucrânia, usava as armas de fogo, guardava os postos do controlo separatistas, patrulhava a cidade de Luhansk e desempenhava outras tarefas dados pelos terroristas.

O réu, provavelmente colaborou com a investigação, tentando reduzir a pena, pois reconheceu parcialmente a sua culpa, disse que realmente “participou nos acontecimentos ... não tinha a intenção maliciosa ... admito que cometi um crime e violei a lei”, embora argumentando que “não matou ninguém ... não pretendia derrubar o poder na Ucrânia ... apenas queria ajudar aos locais”.

Como informou o representante do Ministério Público do Cazaquistão, o procurador Dauren Ashimov, Evgeni Vdovenko chegou à Ucrânia através de uma rede terrorista russa, recebendo o “convite” via rede social russa VK, vindo da cidade russa de Rostov-no-Don. No local, ele se filiou no bando, composto por cerca de 30 mercenários, provenientes do Azerbaijão, Rússia e Dagestão. Todos eles entraram no território da Ucrânia ilegalmente e conscientemente, a sua primeira localização no solo ucraniano foi na cidade de Krasnodon. Uma vez que o aprendiz de terrorista não teve a preparação militar prévia, esta foi lhe dada pelos instrutores militares na cidade de Luhansk.
    
É sabido que Vdovenko é reincidente no mundo do crime, anteriormente ele cumpriu a pena de três anos pelo assalto e porte ilegal de arma.

... na Polónia

Na Polónia, de acordo com as informações do jornal Rzeczpospolita, o serviço secreto interno, a ABW (Agência de Segurança Interna), começou a investigação contra os cidadãos polacos que participam como mercenários terroristas na guerra russo-ucraniana.

O departamento regional da ABW da Silésia e o Ministério Público local, estão investigar pelo menos um membro da organização de extrema-direita “O Campo da Grande Polónia”. O mercenário poderá enfrentar a pena de prisão entre 6 meses à 8 anos (artigo 141, 2ª parte). Outro mercenário polaco conhecido por alinhar nas formações terroristas de Donbas é Dariusz Lemanski, residente há 12 anos no Reino Unido e próximo ao britânico Graham Philips, terrorista que colabora com o canal da propaganda russa RT.

... no Brasil

Os diversos leitores brasileiros mandam ao nosso blogue a informação privilegiada sobre o(s) mercenário(s) brasileiro(s) que estão sendo vistos ou anunciados nas fileiras terroristas de Donbas. Agradecemos o vosso empenho e asseguramos que todas as informações relevantes são entregues aos organismos próprios, em ambos os países.
No entanto, dado que a união faz a força, exortamos os nossos leitores brasileiros à contactar ABIN diretamente, reportando aos seus profissionais toda e qualquer informação sobre os terroristas – cidadãos brasileiros. Pois, se na Ucrânia eles não passam de meras estatísticas irrelevantes, vistos pelos próprios terroristas como freaks engraçados, após a derrota do terrorismo na Ucrânia, invariavelmente eles voltarão ao Brasil e ai, representarão o perigo bem mais sério para o bem-estar dos cidadãos, da sociedade e da democracia brasileira. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperamos sim aquele palhaço filhinho de papai voltar p Brasil...vai apanhar na cara até virar homem!!
Vergonha um babaca daquele ostentar a bandeira do Br em apoio aos carniceiros russos...q fique por la msm, q vire adubo p solo ucraniano...
Brasil esta a favor do nobre povo ucraniano!!