domingo, dezembro 07, 2014

Arte em apoio às FA da Ucrânia

Os correios ucranianos, Ukrposhta, emitiram um selo comemorativo ao dia das Forças Armadas da Ucrânia. A apresentação e o próprio selo têm como slogan a frase: “Pela Honra! Pela Glória! Pelo Povo!”

O selo, com o fundo azul e amarelo, mostra a face de um militar ucraniano (possivelmente Vasyl Holoveshenko). A tiragem é de 180.000 unidades; preço é de 2 UAH (0,12 USD), o selo pode ser comprado em todos os departamentos da Ukrposhta.

Na cerimónia de cancelamento especial do selo participaram os representantes do Ministério da Defesa, o Director-Geral Adjunto de Ukrposhta e autor do design do selo.

Eu acho que a motivação para trabalhar neste projeto foi o peso na consciência”, – disse o artista Volodymyr Taran, que desenvolveu o esboço do selo. Ele acrescentou que a consciência atormenta principalmente pelo facto de que na linha da frente na área da OAT os militares ucranianos combatem em condições difíceis, acrescenta Newsru.ua

Além disso, em 6 de dezembro na Ucrânia se iniciou a ação nacional “Saudar o soldado com o Ano Novo”. Qualquer pessoa pode escrever os seus cumprimentos aos militares ucranianos, enviando a carta através da Ukrposhta, informa a TV 5.ua
https://www.youtube.com/watch?v=Ti8Po-labFA
Volte vivo!
VOLTE VIVO: projeto especial dedicado ao Dia das FA da Ucrânia
Os músicos ucranianos Kozak System, as Irmãs Telnyuk e as apresentadoras da TV TSN: Lídia Taran, Yulia Borysenko, Natália Moseichuk, Marichka (Maria) Padalko e Solomia Vitvitska apresentam a canção “Volte vivo” (texto: Iryna Tsilyk, música: Lesya Telnyuk), dedicada aos militares ucranianos:
https://www.youtube.com/watch?v=t4ZKm89RJIs#t=130

A sina do mercenário

O mercenário russo, ex-fotógrafo Mikhail Laptev (36), zumbificado pela imprensa russa, decidiu ir à Ucrânia para “lutar contra a junta”. Chegou à região de Luhansk no início de setembro de 2014, entrou em combate já no segundo dia após a sua chegada. Estava inserido numa unidade de outros mercenários russos, bando “Hooligans”, “todos da região dos Urais” (oblast de Sverdlovsk).
No dia 18 do mesmo mês a sua unidade foi aniquilada pelo exército ucraniano, Mikhail diz que foi ferido pela bala do blindado ucraniano BTR-4 Butsefal. O mercenário russo também afirma “não saber quem no país (federação russa) tem que ajudá-lo”. Após contar a história do seu ferimento, o mercenário finaliza: “Aqueles que pensam, não aconselho de ir (para lá). Lá é muito assustador” (FONTE).

https://www.youtube.com/watch?v=M7NSj8aRWao

Sem comentários: