domingo, dezembro 21, 2014

A principal árvore de Natal de Kyiv

Na praça de Sofia, no centro histórico de Kyiv, foi montado o principal símbolo do Ano Novo e das festas Natalinas, a árvore de Natal. Neste ano é um abeto de 25 metros, oferecido à Kyiv pela câmara municipal de Ivano-Frankivsk. Mais de um dia precisou a árvore para chegar de Cárpatos à Kyiv, até que em 19 de dezembro, no Dia de São Nicolau, ostentou as luzes Natalinas e será o palco das principais festividades deste fim do ano na capital da Ucrânia.

Seguramente, Lechiy, estava conta a saída da árvore dos seus domínios. Cerca de 12 horas demorou a operação da retirada da árvore da floresta. Primeiro, chovia e havia bastante lama, depois caiu o frio inesperado e na estrada se formou o gelo. Depois se avariou o guindaste que deveria carregar a árvore; cederam as travões do camião, no fim rebentou o guincho. Pois a árvore é bem pesada, 12 toneladas, conta o presidente da fundação Folk Ukraine, Ihor Dobrutsky, organizador da festa Natalina na praça de Sofia.

No fim,  a árvore foi retirada da floresta com ajuda do camião e guincho, trabalho que durou 2 horas. A árvore saiu para a estrada à meia-noite, como nos contos de fadas, mas já no caminho estava tudo calmo, a carga foi trazida com muito carinho e todos os cuidados possíveis.

O preço de uma árvore deste tamanho varia entre 7.000 à 11.000 UAH (444 – 700 USD), mas esta foi uma oferta do presidente do conselho municipal da cidade de Ivano-Frankivsk, a fundação Folk Ukraine apenas pagou o transporte.  

A árvore foi montada com toda a segurança num “copo” de aço e betão de 60 toneladas de peso, aos seus pés foi criada uma pequena colina de neve para as crianças. Além das luzes Natalinas, a árvore terá mais de 3.000 brinquedos.

... e depois do Natal

Após o fim da época das festas, o seu tronco com 54 sm de diâmetro, será cortado em finos “medalhões”. Planeia-se conseguir cerca de 500 unidades. Os “medalhões” podem ser pintados ou laqueados, transformados na base de relógio da parede, quadro ou apoios na cozinha.

No dia 21 de janeiro será organizado o leilão onde os “medalhões” serão vendidos ao preço de 1.000 UAH (64 USD), os fundos são destinados ao apoio aos orfanatos, a lista destes será publicada na página da fundação ou anunciada na imprensa. A pessoa que comprar o “medalhão”, poderá escolher o local onde será aplicada a sua ajuda, todos os mecenas serão homenageados.

Fotos@: jornal Segodnya / Anastasia Iskritska
Fonte:

Ajuda das muçulmanas

O Mufti dos Muçulmanos da Ucrânia “Umma”, Said Ismagilov: “As muçulmanas de Kyiv, preparando manualmente os varenyky caseiros para os militares feridos do hospital militar (de Kyiv). Amanha iremos alimentar os nossos rapazes. Obrigado às mulheres ucranianas pela misericórdia, amor ao próximo e mãos de ouro!” (FONTE).

Sem comentários: