terça-feira, dezembro 23, 2014

“A Pimenta” na frente de combate

Humor ucraniano de combate, 2014
Os escritores e desenhadores ucranianos fornecem aos militares no Donbas as armas mais poderosas do que mísseis «Grad» — o folhetim «A Pimenta na frente de combate».

por: Mykola Tsyvirko, “Ukrayina Moloda

A imprensa ucraniana se parece com uma espetada não totalmente pronta para o consumo. Nem parece que é insonsa, foi temperada, mas falta lhe alguma coisa... Falta “A Pimenta”!
Humor ucraniano de combate, novembro de 1943
E tudo acontece quando Donetsk e Luhansk caíram nas mãos do monstro bicéfalo, quando o inimigo aguça os dentes nos arredores de Mariupol, os obuses e morteiros se rebentam em toda a extensão da fronteira rota, os cossacos bêbados russos alvejam tudo que se mexe...

Assim surgiram as pessoas que consideraram a ausência do humor militar como algo anormal. Uma má piada, se quiserem. Pois uma palavra picante, misturada com um bom humor também é uma arma, não menos mortal do que “Buk” ou “Grad”. Mas essa palavra necessita de uma plataforma.
 
Humor de combate, outubro de 2014
Dai a decisão do escritor Serhiy Koval, cartoonistas Anatoliy Vasylenko, Oleksiy Kokhan e Volodymyr Solonko, entre outros, começar a tarefa árdua. Que, por sua vez, fez nascer o folhetim “A Pimenta na frente de combate”. Já saíram quatro edições, enviadas aos defensores da Ucrânia em Mariupol, Debaltseve, Schastia, aos ciborgues do aeroporto de Donetsk...

Os voluntários que levam «A Pimenta na frente de combate» aos combatentes, também já avaliaram a qualidade do produto. Dizem que se os desenhos infantis aquecem as almas dos militares, oferecem a esperança, já “A Pimenta...” aumenta a vontade de libertar a sua terra do inimigo — pomposo, feio ... e risível.
Humor ucraniano de combate, setembro de 1944
Numa das suas últimas edições, os autores de folhetim usaram o poema do Vasyl Symonenko, escrito décadas atrás, mas ao qual, as novas circunstâncias deram o significado atual:

Vós, bastardos dos carrascos
raivosos,
Não se esqueçam, aberrações,
em lugar nenhum:
Existe povo meu! Nas suas quentes
veias
Sangue cossaco está pulsando
e zumbindo.

Blogueiro

Uma revista humorista chamada “A Pimenta”, foi publicada na Ucrânia 1927 e 2013; a revista humorística clandestina, “A Pimenta Ucraniana” (na imagem em cima), foi publicada pela resistência anti-comunista ucraniana de OUN-UPA na segunda metade da década de 1940.

Impossível de inventar

Os separatistas de Donetsk ofereceram o busto do compositor russo, de origem ucraniana, Pyotr Chaykovsky (na foto pintado de ouro), aos tipos que se acham no papel de “segurança estatal da rp de Donetsk”. Tudo à crer que oferecem o busto do criador do CheKa, Felix Dzherzhinsky, informa Novosti.dn.ua

1 comentário:

Anónimo disse...

Show!!
Esqueçam os pífios apoiadores de Putin, o povo brasileiro ora e pede a Deus pela Ucrânia! Um dia a justiça sera feita...a monstrenga da presidAnta Dilma não fala por nós!
Excelente site...