sábado, novembro 22, 2014

Os EUA recordam Holodomor e entregam os radares LCMR

O dia 22 de novembro é o Dia Memorial Internacional do Holodomor. Nas vésperas, o Secretariado de Imprensa da Casa Branca emitiu um comunicado de imprensa, dedicado ao genocídio comunista na Ucrânia, ocorrido em 1932-1933.

A declaração do Secretário de Imprensa sobre Dia Memorial do Holodomor.

Hoje, nós nos juntamos aos ucranianos em todo o mundo, incluindo muitos ucraniano-americanos, para honrar a memória dos milhões de ucranianos que morreram de fome em 1932 e 1933, pelas políticas bárbaras estalinistas da União Soviética O Holodomor, ou “morte pela fome”, continua sendo uma das mais graves atrocidades do século passado e é um capítulo singularmente trágico na história da Ucrânia.

Enquanto o sofrimento do Holodomor era imensurável, esta fome criada pelo homem não conseguiu extinguir o espírito indomável do povo ucraniano. Ao comemorarmos esta tragédia horrível, nós também prestamos à homenagem à força de resistência, coragem e ao espírito do povo da Ucrânia – as qualidades nos quais os ucranianos continuam a basear-se hoje, como em face da grande adversidade, eles buscam construir uma sociedade mais próspera e um estado democrático seguro.

Ao nos unirmos em memória dos milhões de vítimas inocentes do Holodomor, também reafirmamos o nosso compromisso comum ao futuro brilhante da Ucrânia, promovendo o respeito aos direitos humanos universais e as liberdades fundamentais que são direitos inalienáveis de toda a humanidade.

Fonte:

Os EUA fornecem os sistemas de radar LCMR à Ucrânia

O Exército dos EUA entregou os primeiros três sistemas ligeiros de radar contra-morteiro LCMR às forças armadas ucranianas, disse o porta-voz do Pentágono, o coronel Steve Warren.

Se trata do primeiro lote de 20 radares que serão entregues durante as próximas semanas, começando os militares americanos à treinar as forças ucranianas já em meados de dezembro, assegurou Warren.

“Os sistemas de radar detectam o fogo de morteiro, calculam rapidamente o ponto de origem do morteiro disparado pelo inimigo e permitem às forças amigas reagirem de forma adequada”, disse o porta-voz do Pentágono. Ele também acrescentou que as Forças Armadas da Ucrânia vão determinar como, onde e quando eles vão empregar estes sistemas.

“Também depende dos ucranianos se eles pretendem unir os radares aos sistemas de fogo direcionado, o que permitirá abrir o contra-fogo, ou se usarão-as de forma independente, em conexão com as forças terrestres”, disse Warren.

Os sistemas de radar fazem a parte do auxílio militar de 118 milhões de USD em equipamentos e treino que Estados Unidos se comprometeram à fornecer às Forças Armadas da Ucrânia. Neste momento o exército dos EUA também enviou à Ucrânia a equipa de cerca de 12 pessoas que estudou a situação médica na Ucrânia.

“[A equipa] avaliou a necessidade da Ucrânia nos cuidados imediatos, estudou o potencial do desenvolvimento de capacidades de longo prazo e realizou alguma formação médica no campo de batalha”, observou Warren.

Fonte:

Bónus
Na escola sabática ucraniana Dyvosvit em Lisboa e outros locais em Portugal foram solenemente recordadas os ucranianos – vítimas do Holodomor e outras fomes da época estalinista soviética (FONTE).

Blogueiro

Como já escrevemos antes, muita boa gentes considera que Crimeia foi invadida e anexada, unicamente para que Ucrânia não entre na NATO. Como vemos, um dos resultados alcançados é a colocação de 20 radares americanos no território da Ucrânia. O futuro próximo poderá preparar mais surpresas do género. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o novo governo da ucrania alem de proibir a propaganda comunista construa um momumento em homenagem as vitimas do comunismo.

Anónimo disse...

Ola! Vc poderia me dar duas informacoes?

A primeira e se existe algum meio de entrar em contato com as autoriadades ucranianas via e-mail ou redes sociais? Sobretudo o presiente, primeiro ministro, presidente da Rada e prefeito de Kiev.

A outra se a cidade de Horlivka esta nas maos do exercito ucraniano ou algum batalhao de autodefesa ou se esta nas maos dos terroristas.


Obrigado!

Jest nas Wielu disse...

Obviamente que sim, sem nenhuma garantia nossa que eles vão lhe responder:
Presidente: http://www.president.gov.ua https://www.facebook.com/petroporoshenko
1º Min/Yatsenyuk: https://www.facebook.com/yatsenyuk.arseniy
Chefe do Parlamento (irá mudar logo):
https://www.facebook.com/ruslan.koshulynskyy
Prefeito de Kyiv/Vitaly Klitschko:
https://www.facebook.com/Vitaliy.Klychko

Jest nas Wielu disse...

Horlivka de momento está sob o poder dos terroristas (cossacos russos) ;-(