sexta-feira, novembro 21, 2014

Os 10 filmes sobre Maydan

Autoria@Ruslan Kolomiyets
O dia 21 de novembro é o 1º aniversário da Maydan de Kyiv. Em 21 de novembro de 2013 o jornalista ucraniano Mustafa Nayyem escreveu no seu FB: “se houver mais de 1000 pessoas que irão à praça de Independência, vamos começar”. Um ano depois, o serviço ucraniano da BBC reuniu os 10 filmes que tentam descrever os protestos que ditaram a queda do regime do presidente Yanukovych.

All Things Ablaze

Género: documental; realizadores: Oleksandr Techynskyi, Aleksey Solodunov e Dmitry Stoykov; Ucrânia, 2014, duração: 82 minutos.

O filme documental recebeu o prémio do festival cinematográfico “DOK Leipzig” como “proeminente filme do leste europeu”. O júri do festival considerou o filme convincente, consistente e sempre no meio da ação, ombro-a-ombro com os personagens principais: “O filme não tenta especular sobre o significado dos acontecimentos, mas destaca a luta que ... levou ao desespero, desamparo e a morte”.

Trecho (1’20’’): All Things Ablaze e Vimeo
Ver em HD e/ou baixar: All things ablaze (preço: 1 libra esterlina)


Género: documental; autores: autores: realizador Yevhen Afinievsky, Pray for Ukraine Production (EUA), UkrStream.TV, SPN Production, Spilnobachennia e outros.

“Oração pela Ucrânia” é um monumento cultural aos que sacrificaram o seu bem-estar, saúde e até mesmo as vidas, defendendo os seus direitos e os direitos de seus filhos para um futuro digno no seu próprio país”, – disse o realizador, Yevhen Afinievsky.

O filme conta a história do jovem Roman que vivia na Maydan e participou na sua defesa; a película exibe a entrevista com ucraniano-arménio Serhiy Nihoyan (21), morador de Dnipropetrovsk, a primeira vítima mortal dos franco-atiradores governamentais.

Até o fim do 2014 o filme será exibido em Toronto, Nova Iorque, Tóquio, Varsóvia, Londres, Calcutá e Abu-Dabi. A exibição internacional mais larga é planeada para o 2015.


Maydan. A arte de resistência

Género: documental; realizador: Antin Muharskyi, Ucrânia, duração: 46 minutos 

O filme é enérgico, feito ao nível dos melhores documentários ocidentais. A película possui a montagem dinâmica, tem bom acompanhamento musical e conta as histórias humanas na primeira pessoa. A narrativa é do diretor do filme – o apresentador, ator e escritor ucraniano Antin Muharskyi (Orest Lyutiy).

O nascimento da nação moderna ucraniana coincidiu com o nascimento de novas formas estéticas e novas formas de vida artística”, – acrescentam os criadores do filme.

Maidan Massacre (Massacre da Maydan)

Género: documentário de investigação; realizador: John Beck-Hofmann (EUA)

O realizador americano John Beck-Hofmann tenta apontar as responsabilidades no massacre dos defensores da Maydan, ocorrido entre 18 – 20 de fevereiro de 2014. No filme são apresentados os depoimentos de polícia de choque e de segurança pública, deputado da oposição, ativistas da Maydan, os membros do Setor da Direita, jurista e um perito americano de criminologia. O filme defende a tese da “terceira força”, sugerindo, de forma subliminar que essa força é necessariamente pró-Ocidental.

Maidan

Género: documental; realizador: Sergei Loznitsa

Um dos primeiros filmes sobre Maydan, já foi exibido no festival de Cannes.

Quase todo o filme foi filmado com uma câmara estática, a imagem parece com a das câmaras de vigilância CCTV. O espectador é informado sobre os acontecimentos na tela através dos textos muitíssimo curtos que aparecem nos intervalos entre os partes do filme. Não há nenhuma narração dos eventos. À conta disso, os espectadores internacionais acharam o filme “tedioso”, o apelidaram de “grande desilusão” e “oportunidade perdida”.

Inverno que nós mudou

Género: documental; autores: estúdios: “1+1” e “Babylon'13”, Ucrânia 2014, 45 minutos.

Ciclo de 7 filmes documentais, o primeiro dos quais, “A Centena Celestial” foi exibido em abril último, ao 40º dia da morte dos defensores da Maydan.

“Esta é a história dos que morreram pela liberdade e pelo seu país. Até agora não se sabe quantas pessoas fazem parte da “Centena Celestial”... Não são apenas os que foram mortos no centro da capital ucraniana, no final de fevereiro. São também todos aqueles que se opuseram ao regime em diferentes partes do país, e em seguida, desapareceram ou foram assassinados desde o início do (movimento) Euromaydan”, – dizem os autores do filme.

Outros capítulos são dedicadas aos confrontos na rua Hrushevsky; a residência do Yanukovych em Mezhgirya, a Auto-defesa da Maydan e ao incêndio no edifício dos Sindicatos em Kyiv.

As faces femininas da revolução

Género: documental; autores: estúdios “1+1” e “Sister's Production”, Ucrânia 2014, 48 minutos.

O filme conta as histórias das mulheres da Maydan: “A esposa que estava ombro-à-ombro com o seu marido na linha de fogo. A moça que se apaixonou por um rapaz simples e perdeu um herói. A mulher que se tornou uma guerreira. A mãe que estava com o seu filho em lados opostos das barricadas. A mãe que educava o filho consciente, e criou o herói da “Centena Celestial” ... Cada uma delas olhou aos olhos da morte, mas encontrou as forças para ir em frente. Maydan mudou as suas vidas para sempre”.

Stronger than Arms

Género: documental; autor: estúdio “Babylon'13”, nos cinemas da Ucrânia à partir de 27 de novembro de 2014; Ucrânia 2014, 27 minutos. 

Mais forte do que as armas” é a história que queima os corações. Ela recorda os acontecimentos e as pessoas que desde os tempos do (movimento) Euromaydan até a guerra no leste, constroem uma nova Ucrânia”, – escreveram os autores do filme.


Género: curtas documentais; realizadores: Roman Bodnarchuk, Aleksey Solodunov, Andrey Kiselyov, Andriy Lytvynenko, Dmitry Stoykov e outros.

A coletânea dos jovens realizadores já foi exibida no festival ucraniano Docudays UA; o filme mostra a vida quotidiana da pessoas na Maydan e os momentos mais dramáticos da resistência.

O filme é sobre cerca de três meses da revolução, desde o protesto espontâneo à unidade nacional, à partir das panelas nas cabeças (dos cidadãos) até os cassetetes e coletes prova-de-bala”, – dizem os autores do filme.

Para mim, o (filme) “Euromaidan” é querido pelo facto que existe nele a energia dos diferentes realizadores. Nisso, o (filme), sintoniza com a revolução, onde a energia de diversas pessoas juntas alcançou a vitória, – explica o co-autor do filme, Roman Bodnarchuk.

O filme já foi mostrado em Budapeste, Vilnius, Tbilissi e Jihlava (República Checa); são planeadas as exibições em Amesterdão e Moscovo. No festival de cinema de Jihlava, o filme ganhou o prémio especial “Olho de Prata”.

Trecho: Vimeo

Once Upon A Time In Ukraine

Género: ficção, drama social; realizador: Igor Parfenov; Ucrânia, 100 minutos, IMDB.

A ucraniana Nina (atriz Ellen Slusarchi), vem da Crimeia à Kyiv na procura da justiça. A sua amiga foi assassinada e a própria Nina foi violada por um agente da polícia. O filme foi rodado nos ambientes reais nas ruas de Kyiv, a maioria dos atores não são profissionais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Як звуть художника чия робота вгорі?

Jest nas Wielu disse...

https://www.facebook.com/ruslan.kolomiyets

Anónimo disse...

Obrigado!