domingo, outubro 26, 2014

Paris em apoio à Ucrânia

Em Paris, no Boulevard de Charonne, os artistas franceses, russos e ucranianos organizaram uma ação artística em apoio à Ucrânia, contra a venda do armamento francês à Rússia e em memória dos militares ucranianos que morreram no leste do país na Operação anti-terrorista (OAT).


Os artistas se deitaram no chão, ao longo do boulevard, se cobrindo com a bandeira da Ucrânia. A ação decorreu inserida no festival Péril Jeune do centro de arte Confluences. A ideia foi de autoria da pintora ucraniana Maria Kulykovska.

Fonte:

A última reportagem do Viktor Gurniak

O nosso blogue já deu a notícia triste da morte do fotógrafo e voluntário ucraniano Viktor Gurniak, ocorrida na província de Luhansk. A agência fotográfica LUFA, co-fundada pelo activista falecido, publicou a sua última reportagem fotográfica. As fotos foram tiradas nas arredores de aldeia de Smile, na região de Luhansk, em 15.10.2014.

Infelizmente, nas vésperas Viktor perdeu o laptop que continha diversas fotos, estas ainda estavam na sua máquina...

Foto:

Blogueiro

Um leitor nosso escreveu uma pergunta alongada, que começa por dizer que ele “pensava que os Ucranianos e Russos eram povos eslavos, ou seja povos irmãos” e termina com a pergunta propriamente dita: “será que alguns ucranianos pretendem cortar com as suas raízes eslavas”?
O Homem de Lata do Setor da Direita
Em jeito de uma resposta rápida, os portugueses e espanhóis são povos ibéricos, ou seja, povos-irmãos e até já viviam no mesmo país, mas hoje em dia vivem em estados separados. Os alemães e austríacos eram e são muito mais próximos, a base étnica, a cultura e até a língua são as mesmas. Apesar disso, os austríacos preferiram “cortar com as suas origens germânicas” e viver num país soberano, apesar de um grande esforço, de um certo austríaco em contrariar essa “aberração histórica”...

Por essa e por outras, Ucrânia continua ser firmemente ucraniana!

1 comentário:

Anónimo disse...

Belarus seguira pelo mesmo caminho da Ucrania!