terça-feira, outubro 28, 2014

Legislativas ucranianas: o voto de Portugal

Sem muita surpresa, em Portugal, onde vive e trabalha quase 60.000 ucranianos, apenas 4391 eleitores se inscreveram nas listas eleitorais, destes, votaram 1377 pessoas: 1002 em Lisboa e 375 no Porto.

por: Pavlo Sadokha (o líder da comunidade ucraniana de Portugal)

As eleições decorreram numa atmosfera calma e serena. Os eleitores aderiram à iniciativa de vestir as camisas bordadas ucranianas, para assinalar as eleições como uma festa.

O voto dos eleitores de Portugal foi o seguinte:

Frente Popular (Arseniy Yatsenyuk) – 434
Bloco Petró Poroshenko – 312
União Samopomich (Auto-ajuda) – 258
VO Svoboda (Liberdade) – 145
Setor da Direita – 98
Posição Cívica (Anatoliy Hrytsenko) – 53
Partido Radical do Oleh Liashko – 24
VO Batkivshyna (Yulia Tymoshenko) – 17
Ucrânia Forte (Serhiy Tyhipko) – 9

Os restantes partidos tiveram a votação insignificante, informa o Serviço de Imprensa da Associação dos Ucranianos em Portugal (www.spilka.pt)

O voto da Ucrânia continental

Já na Ucrânia, após o apuramento dos 79,79% dos votos, apenas 5 partidos passarão a franquia dos 5% e entrarão no futuro parlamento:

Frente Popular (Arseniy Yatsenyuk) – 21,94%
Bloco Petró Poroshenko – 21,57%
União Samopomich (Auto-ajuda) – 11,07%
Bloco de Oposição – 9,55%
Partido Radical do Oleh Liashko – 7,41%
VO Batkivshyna (Yulia Tymoshenko) – 5,68%

O partido VO Svoboda (Liberdade) colhe 4,71% dos votos e para já coloca no futuro parlamento apenas 6 deputados, todos eleitos pelos círculos uninominais. No entanto, o porta-voz do parlamento da Ucrânia, Ruslan Koshulynskyy, eleito pela VO Liberdade, disse que o partido está seguro que nas condições normais passará os 5%, como tal, o político explicou que o partido está calmo e sereno.

Nadia Savchenko, a deputada

Os advogados da piloto-aviadora Nadia Savchenko começaram o processo do registo da Nadia como a deputada do parlamento ucraniano, eleita pelo partido VO Batkivshyna (Pátria), mas ainda submetida aos exames psiquiátricos no instituto Serbsky de Moscovo.

Como explicou o seu advogado Mark Feigin: “juridicamente, o estatuto do deputado ucraniano não confere à Nadia Savchenko a imunidade na Rússia, o suficiente para ser libertada”. No entanto, o seu estatuto “pode ​​ser uma base razoável para o MNE da Ucrânia formalizar o pedido à Rússia, tendo em conta a mudança do seu estatuto na Ucrânia, para que o caso ser visto (na Ucrânia)”. Feigin também disse que embora a Rússia e a Ucrânia possuem um acordo de cooperação jurídica, de 1993, é pouco provável que federação russa concorde em transferir Savchenko para Kyiv.

Fonte:

No entanto, sabe-se que o tribunal moscovita deliberou em manter Nadia Savchenko sob o regime da prisão efectiva até 13 de fevereiro de 2015, informa o 5º canal da TV ucraniana.

Sem comentários: