sábado, setembro 06, 2014

Ucrânia divulga dossier do NKVD proibido na Rússia

O Arquivo Estatal da secreta SBU divulgou o dossier do NKVD de 1937, sobre a rede de espionagem japonesa na URSS, cuja consulta foi proibida em 2014 pelo tribunal de Moscovo.

Tudo começou quando o historiador russo Sergey Prudovski, tentou em vão estudar o documento do NKVD, produzido 77 anos atrás e dedicado às ações dos serviços secretos japoneses no território soviético. No dia 14 de junho de 2014, o Tribunal da cidade de Moscovo, numa sessão à porta fechada, deliberou a recusa de fornecer ao historiador o documento chamado: “A carta fechada sobre as atividades de terrorismo, sabotagem e espionagem dos agentes do serviço secreto japonês (recrutados) entre os de Harbin”, № 60268 de 20.09.1937, assinado pelo Comissário popular do Ministério do Interior da URSS – Comissário-geral da Segurança estatal, Nikolay Yezhov. Acontece que o FSB da federação russa continua classificar este documento histórico como “segredo do Estado”.

Após souber, pela imprensa, sobre as barreiras criadas, os arquivistas do SBU decidiram ajudar ao historiador russo e divulgaram o documento.

O documento avalia as características da situação de inteligência no Extremo Oriente, examina os métodos de recrutamento de agentes, entre a emigração monárquica russa, pelos serviços de inteligência japoneses e descreve os actos de subversão destes agentes no território da União Soviética. O documento também possui uma breve descrição das organizações da emigração russa, tais como: “União militar de Extremo Oriente”, “Partido Fascista de Toda-Rússia” e outros.

“Em geral, as informações do documento têm apenas o valor histórico, por isso o acesso ao mesmo na Ucrânia não pode ser limitado”, – explicou o chefe do arquivo do SBU, Ihor Kulyk.

Consultar este ou outros documentos do arquivo é possível na sala informativa do Arquivo Estatal do SBU no seguinte endereço: cidade de Kyiv, rua Irynynska, № 4. Tel. + 380 44 2558224 (de segunda à sexta, das 14h00 às 17h00).


Descarregar o documento original (em russo, formato RAR, 58,21 MB): NKVD № 60268

A solidariedade com Ucrânia em curso

Apoiar a Ucrânia: comprar os imanes de solidariedade Belarus – Ucrânia. Metade do seu valor é alocado ao apoio da Operação anti-terrorista (OAT) no leste da Ucrânia. Entrega do produto em qualquer parte do mundo, pormenores@ ukrainabelarusarrobagmail.com

Sem comentários: