domingo, setembro 07, 2014

Rússia violou o cessar-fogo em Mariupol

Cerca das 22h30, hora de Kyiv, as forças terroristas russas começaram o ataque de artilharia contra a cidade ucraniana de Mariupol. Foram efetuados pelo menos 100 disparos simultâneos contra os subúrbios orientais da cidade. Por enquanto não há informação sobre o número das vítimas entre os civis ou as forças da OAT.

O blogueiro ucraniano Хуёвый Київ @tombreadley informou que se vê o fogo no posto de controlo das forças ucranianas na rua Olímpica nos subúrbios do leste de Mariupol.

O blogueiro Rostyslav Demchuk escreveu:

“É o fim do cessar-fogo. Alguém tinha dúvidas?
Do lado do Shyrokino, em Mariupol os moradores de bairros vizinhos ouviram vários disparos simultâneos dos canhões, também foram observados focos de incêndio. Depois disso havia várias rajadas de espingardas automáticas. No momento, ainda estão se ouvir os disparos (da artilharia). Não há informação sobre as vítimas entre a população civil ou entre as forças da OAT”.

Ninguém acreditava que o cessar-fogo assinado em Minsk era para durar. Ucrânia precisava e precisa de uma pequena paragem para reorganizar, rearmar e reagrupar as suas Forças Armadas. O Kremlin percebe isso e fará tudo para contrariar, tentando impedir que Ucrânia se defenda na sua força máxima.
https://www.youtube.com/watch?v=KEjLc0E9fSk

No entanto, aqui há um dado interessante. O jornalista de BBC, Daniel Sandford, escreveu no seu twitter no dia 5 de setembro: “Assim como o cessar-fogo começou, eu recebi da “Novorússia” o convite para uma conferência de imprensa a ser realizada na terça-feira (dia 9.09.2014!) sobre (o tema) porque Ucrânia viola o cessar-fogo.

Mas apesar das circunstâncias, a Mariupol não se rende, nem militarmente, nem espiritualmente. Como testemunhou o fotógrafo russo Sergei Loiko: “Em Mariupol é celebrado o casamento. A vida continua, apesar do Putin” (FOTO).

Os terroristas russos violaram o acordo do cessar-fogo atacando Mariupol. Pede-se a divulgação do hashtag #russiaviolatedceasefire ao máximo possível. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse cessar-fogo foi fruto da ingenuidade do Ocidente e do atual governo da Ucrania. Eles nao deveria ter acreditado nas palavras de Putin. Evidentemente que ele iria mentir, ele tem feito isso desde sempre, ate muito antes d Maidan. Ele, alias, muitos ditadores sovieticos sempre foram pessoas sem palavras. Putin diz uma coisa e faz outra. E ainda vai dizer que foi a Ucrania que nao respeitou o cessar-fogo e usara seu aparato midiatico para veder mentiras e fazer guerra de desinformacao, semelhante ao que foi feito no abate do boing. A questao e que nao dar para negociar com os russos pq nao tem como confiar que eles vao cumprir os acordos. Para mim, Putin vai continuar investindo contra Ucrania e so vai para quando chegar a uma solucao favoravel a ele. Dele so se pode esperar mentiras. Ou seja, na pratica, esse cessar-fogo foi unilateral.

Jest nas Wielu disse...

Ninguém na Ucrânia e no seu governo acreditou no huylo e nos seus. Todos sabem que o acordo é apenas pequena pausa nas vésperas da continuação da guerra. Mas acordo permite a troca de prisioneiros, permite reagrupamento das FAU, permite rearmamento dos batalhões, etc. Não devemos nos pronunciar, quando nem à 1/5 da informação privilegiada temos nos o acesso...