terça-feira, setembro 16, 2014

Os não tripulados

Eles usam as balaclavas, para não se trair. Mesmo na zona dos combates são protegidos dos olhares alheios, disfarçados dos trabalhadores locais, indo à frente às escondidas. Os especialistas como eles – são pouquíssimos. Embora a sua profissão rara até existe no classificador oficial: o operador de funcionamento das maquinas voadoras não tripuladas.  

Num aeródromo não revelado nos arredores de Kyiv eles participam na última aula prática. E em breve estarão lá, onda a sua capacidade, de usando o telecomando, dirigir as pequenas e estranhas “zumbideiras”, salvará a vida das pessoas.

Fonte e vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=hJZiX2WAb3Q

Tetiana e “Zhuzha” (Zumbidinha)

O nosso blogue já escreveu sobre a ativista Tetiana Rychkova, engajada no apoio popular à OAT. Após perder o marido, Vadym Rychkov, tombado em combate na luta contra o terrorismo russo no leste da Ucrânia, Tetiana prometeu:

Petró Oleksiyivych (Poroshenko) [...] prometeu vingar todos os mortos. E eu acredito nele. Pois caso contrário eu vou me alistar nas nossas forças armadas! E vou vingar!

Neste momento Tetiana está na zona da OAT, onde se deixou fotografar na companhia de “Zhuzha”, um DRONE não letal que diariamente salva a vida dos militares ucranianos...

O blindado chamado “Iruska” (Irininha)

Escreve o blogueiro Maxim Zalizniyak, engajado em apoio à 72ª Brigada de blindados:

O major, psicólogo das FAU, aproxima-se à tripulação do blindado T-72, que está preparando as suas coisas.

– Olá, combatentes, como vocês chamaram o vosso tanque? Não é suposto entrar em combates sem ter o nome.
O comandante da tripulação (desajeitadamente): o chamamos de “Iruska”...
Major: por que “Iruska”? É preciso ter algo de combate, militante.
O comandante com as suas mãos calejadas puxa do bolso um pedaço de papel e desdobra-o. No papel está a imagem infantil de um blindado, no blindado se vê a bandeira nacional e uma florzinha. Em baixo do desenho está escrito com as letras de criança: “Iruska, 7 anos”.

A foto em baixo é do “Iruska”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje eu dei uns socos num sujeito na faculdade que estava a repetir aquelas mentirar tipicas ditadas pelo Kremlin. ahaha... Odeio esses bajuladores de Putin. O que eu percebo e que aqui na America Latina maioria da esquerda o apoia, enquanto que na Europa e a extrema-direita quem apoia.